sábado, 7 de maio de 2016

NOTA JORNALÍSTICA - Beto Studart Cumpre Anos



BETO STUDART
CUMPRE ANOS
E PROMOVE EVENTO DENOMINADO
“ALEGRIA DE VIVER”

O empresário Beto Studart, um dos mais bem-sucedidos homens de negócios cearenses deste século, 10º Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, 10º Membro Benemérito da ACLJ, inesperadamente chega aos seus 70 anos. O aniversariante recebeu os amigos em concorrida festa no Salão Coliseu do Buffet La Maison, no Bairro Dunas, em Fortaleza, a que deu o título sugestivo de “Alegria de Viver”.



Beto, que aparenta, no mínimo, dez anos a menos – hígido, lépido, jovial – pelo andar da carruagem ainda perfurará inúmeras décadas à frente, para júbilo e glória de parentes e amigos. Detentor de saudável filosofia aplicada, sua atitude diante da vida reescreve o célebre poema “Contraste”, do Padre Antônio Thomaz, o primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses:

Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente,
As esperanças vão conosco à frente,
E vão ficando atrás os desenganos.

Rindo e cantando, céleres, ufanos,
Vamos marchando descuidosamente;
Eis que chega a melhor idade de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos.

Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é pródiga e veraz,
E vemos que sucede, exatamente,
Muito melhor que nos tempos de rapaz:
– As esperanças vão conosco à frente,
E os desenganos vão ficando atrás.

Para além da beleza viril que caracteriza os integrantes masculinos da família Studart como um todo, Beto também não dissente desse tradicional clã cearense no que tange aos modos lhanos, à fina educação, ao trato afável e elegante para com quem com ele prive, ou eventualmente o defronte – sem fazer distinção de qualquer casta humana ou de classe social.


Durante a festa, Beto foi surpreendido pela homenagem especial que lhe prestaram a mulher, Ana Maria, o filho e a nora, as filhas e os genros, além das pequenas netas, momento registrado em vídeo pelo nosso técnico Décio Carrilho, acessível pelo link abaixo, e pelo Canal Youtube da ACLJ.


Os discursos da mulher e dos filhos destacaram o bom-caráter, o espírito humanitário, o empreendedorismo, o amor à família, a lealdade para com os velhos amigos e para com os parceiros nos negócios – e principalmente a alegria de viver – características que todos reconhecem em Beto Studart.

Ao final, a filha mais nova, Giovana, cantou em sua homenagem a valsa “Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda”, com muita graça e emoção.

As imagens mostram (a) a mesa dos amigos de infância, dos tempos de nadador do Náutico Atlético Cearense, a que também se sentaram representantes da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos e Humberto Ellery;

(b) o grupo do Presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, com a sua Bernadete – e a Secretária da ACL, Regina Fiúza com o seu Marido Eduardo, amigo dileto do aniversariante Beto Studart.





COMENTÁRIO:

“O homem magnânimo deseja ocupar-se de poucas coisas, e estas têm de ser verdadeiramente grandes aos seus próprios olhos, e não porque outros assim pensam. Para o homem magnânimo, dotado de uma alma grande, a opinião solitária de um único homem bom conta mais que a opinião de uma multidão.”  Aristóteles (384-322 AC)                                                              

Meu caro Beto, o grande dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht dizia que “há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Com todo o respeito pelo intelectual brilhante, Brecht era intrinsecamente um revolucionário, gostava de luta, era um homem que dizia aceitar a inevitabilidade da Guerra, pois embora esta mate os fracos, a Paz também os mata. Eu, particularmente, não acredito em Revolução, prefiro a Evolução baseada na Paz, no Amor, na Solidariedade.

Agora, que somos “septuagenários”, temos uma rara oportunidade de lançar um olhar sobre o caminho percorrido todo esse tempo, e observar as marcas dos nossos pés que deixamos na estrada. E é muito bom vermos que sim, há marcas de tropeços, há marcas de quedas, mas todas essas marcas estão seguidas das marcas do esforço de soerguimento, das marcas do “levantar de novo”, porque não há derrota em cair, a derrota contempla apenas aos que não lutam para levantar outra vez. “Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”.

O mais importante nesse olhar retrospectivo sobre a estrada percorrida, que você pode mostrar para sua querida Ana Maria e seus filhos, filhas e netas, é que sua caminhada se deu sempre em linha reta, sem concessões a atalhos mesquinhos, ou trechos mal iluminados. Seu caminhar foi  sempre às claras, sempre iluminado pelos ensinamentos de Jesus Cristo.

Amém.

Um grande abraço do Bebeto Ellery

Nenhum comentário:

Postar um comentário