Lançamento de Ensino da Saúde –
Aproximação entre Teoria e Prática*
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Interfaces Teóricas e Práticas
Educar a
inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e necessidades. (James Russel LOWELL. Intelectual eclético dos EUA.
Cambridge-Mass., Y22.02.1819 – V12.08.1891).
O corpo são é o
abrigo da alma. O corpo doente é a prisão.
(Francis BACON . Filósofo inglês. YLondres,
22.01.1561 – VHighgate, 09.04.1626).
Experimento agora uma satisfação muito
especial, quando tenho a oportunidade de retornar a uma circunstância que
perpassou a maior parte da minha vida de professor, exatamente a docência para
turmas de cursos das Ciências da Saúde na Universidade Federal do Ceará,
ministrando matérias do seu disciplinamento básico, ligadas à Biologia e aos
seus regramentos afins.
A harmonia se completa quando o móvel
desse prazer está expresso no batismo de um livro e, subsidiariamente, numa
publicação que registra o concurso autoral de nada menos do que 90 subscritores
– ao contabilizar na sua autoria todo o conjunto de pessoas inseridas na
relação do ensino teórico e prático, configurado na participação de estudantes,
professores, terapeutas comunitários, convidados e dirigentes de saúde.
Sob a autoria plural de personagens
vinculadas aos mais distintos ângulos da relação pedagógica, e conforme
orientam a Organização Mundial de Saúde e as políticas nacional, estadual e
municipal de Fortaleza para o setor, a coletânea neste instante sob lançamento,
intitulada Ensino na Saúde – Aproximação
entre Teoria e Prática, ao lume pelas Edições
UFC, sistematiza e traz à luz editorial exercícios teórico-práticos com
fulcro na diversificação dos teores ministrados nos programas de graduação em Saúde,
quando reúne em saudável aproximação as instituições de ensino e de serviço da
área, com a participação imprescindível da comunidade.
A despeito de alguém mais desavisado
tecer às seleções de artigos críticas ingênuas - digo ingênuas, pois a
ingenuidade afasta o caráter de irresponsabilidade, fora de dúvidas, consoante
a sanção expressa por Umberto Eco,
célebre escritor italiano sobre Metodologia das Ciências, “[...] as coletâneas
podem ser encaradas como uma galáxia de observações não totalmente desconexas,
entre as quais quem lê poderá estabelecer as ligações que lhe pareçam
oportunas”. (ECO, Umberto. Sobre os
Espelhos e outros Ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989).
Tal significa exprimir, em particular
nas claras vinculações assentadas na seara da Educação e Saúde (caso deste
livro), a noção de que os textos dos quais cuido agora, orientados por
investigadores atuantes em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), conferem a quem os consulta o
ensejo de conferir opiniões de outros autores – nesta seleção de artigos,
noventa - sendo, pois, o momento de reafirmar convicções, apagar dúvidas e
deparar compreensões erradas, tanto suas como dos articulistas.
Tem, ainda, o consultor de uma
coletânea igual a esta o ensejo de revisar conceitos e abandonar entendimentos
equivocados, experienciando, enfim, muitas oportunidades para aprender e se
atualizar com base nos conceitos expressos na seleção de escritos, por mais que
sejam coerentes ou desiguais, lógicos ou despropositados, não carregando,
evidentemente, este volume esses aspectos negativos, uma vez que passaram pelo
crivo exigente e de elevado nível de estudiosos do tema.
De tal modo, embora haja quem diga o
contrário, o recurso à coletânea é por demais válido, a julgar pelos aspectos
que suscitei há pouco, e, do ponto de vista econômico-financeiro, é mais fácil
de vir a público, pois o quantitativo de autores assim o permite, no caso de
não receber apoio oficial ou privado, haja vista poder uma edição ser
financiada pelo universo de seus colaboradores, sem demasiada carga monetária
para suas bolsas.
Manda a razão – e disso me desculpo –
não fazer referência, por estrita falta de espaço e lógica ausência de tempo, nem
ao temário geral do compêndio, bastante extenso, tampouco ao contingente de
escritores – nove dezenas – limitando-me a destes enaltecer os nomes, em tão
relevante ocasião e não menor motivo para tal.
Para isso, me reporto aos
organizadores e representações do todo, professores doutores Maria Fátima Maciel Araújo, Renata de Sousa
Alves e Paulo Sérgio Dourado Arrais, da nossa Universidade Federal do
Ceará, no ensejo em que os parabenizo, neste momento que nunca deixará de ser
festa (o lançamento de um livro), pelo esforço conjunto e a organização do
projeto, agora no auge do êxito, fato representativo de verdadeiro exemplo de
atuação do Ensino da Saúde e suas aproximações entre os aspectos teóricos e
procedimentos práticos desenvolvidos pelos escritores no âmbito de suas
instituições em intercâmbio, o que a todos eleva e conquista.
O volume agora entregue ao público
especializado em Ciências da Saúde e locus
coletivos de seus exercícios de teoria e prática, sem qualquer dúvida, e pelos
motivos há pouco expressos, tem, de antemão, sucesso assegurado, pelo que, por
mim próprio e como delegado que sou, na qualidade de seu presidente, no nome da
Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, almejo para o livro e seus
pesquisadores signatários o mais absoluto êxito.
Disse.
*O lançamento ocorreu no dia 03 de
maio de 2016, no auditório da Associação dos Docentes da UFC – ADUFC-Sindicato,
às 20 horas, sendo este o texto de apresentação, por parte do Professor MS –
Francisco Antônio Guimarães, da Universidade Federal do Ceará, Presidente da
Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, da mesma Instituição.
**Francisco Antônio Guimarães
é
biólogo e engenheiro de operações; MSc em Tecnologia de Alimentos pela
Universidade Federal do Ceará; imortal-fundador da
Arcádia Nova Palmaciana
Cadeira número 1 (Palmácia-CE)
Cadeira número 1 (Palmácia-CE)
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