JUVENTUDE, PROFESSORES
E ESCOLA
Ensino como quem reza – com a alma genuflexa (FILGUEIRAS LIMA).
Foi
imensa a satisfação de ler o livro-título deste comentário, de autoria da
Professora-Doutora Kelma Socorro Lopes de Matos, docente da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Ceará, indicativo da prontidão intelectual
desta investigadora de tão boa crase, cujos estudos são constantemente
revigorados no campo da Ciência de Paulo Freire e de seus ramos disciplinares e
afins, os quais ela demonstra com maestria dominar.
Ao
modo como convém a um bom estudo, os achados de sua demanda empírica
harmonizam-se à grade teórica empregada pelos mais autorizados estudiosos
(incluindo-se ela própria, com diversos ensaios de vulto, bastante referidos em
tarefas da dimensão desta), concedendo ao seu livro incontestável valor e
alcance científico digno de nota.
Destaca-se
da demanda metodológica empreendida notória contribuição pessoal para o
esquadrinhamento da relação jovem-escola-professor, diversamente de certos
estudos pretensamente desse gênero, os quais costumam fazer recortes e
bricolagens de ideias dos outros, que afluem a pouquíssimas ou a nenhuma achega
prática a enriquecer o tema relacionado para exame.
É
visível e enriquecedor o caminhar tranquilo pelos variados ramos do saber acima
do senso geral, cujo léxico a autora deita cadeira no seu emprego.
Evidenciam-se
a correção linguística, a facilidade de expressar indicadores da ciência em
códigos rapidamente legíveis até pelo mediano leitor, sem subir às elevadas
paragens do Português, tampouco descender ao chão da mesmice elocutória ou
mesmo enveredar pelo academicismo exagerado de quem (isso é muito comum) intenta
demonstrar erudição que não possui.
De jure et de facto, a Professora Doutora Kelma
Socorro Lopes de Matos representa, sem qualquer dúvida, uma das grandes
expressões da Pedagogia nacional, teórico-prática e não teorista, sem o ranço da segunda, configurado no fato de ensinar a
fazer, sem saber executar o que ensina.
Este
volume é uma peça acadêmica para ligeira aplicação prática no paradoxo da
insondável e simples área que a autora achou de abraçar com vigor: as Ciências
da Educação.
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