sábado, 17 de outubro de 2015

NOTA LITERÁRIA - Livro de Márcio Catunda Sobre o Poeta Mário Gomes

LIVRO DE MÁRCIO CATUNDA
 SOBRE
O POETA MÁRIO GOMES



Mário Ferreira Gomes (1947-2014) foi integrante dos movimentos poéticos da década de 70 em Fortaleza, um dos principais deles o Clube dos Poetas Cearenses, do qual fizeram parte Carneiro Portela, Ricardo Guilherme e Márcio Catunda, dentre outros.

Todos esses jovens bardos casaram-se e evoluíram na vida social e profissional – Portela e Ricardo homens de arte, de rádio e de TV, Márcio, formado em Direito, diplomata Brasileiro pelo mundo. Mário Gomes permaneceu na poesia, tornando-se dela um personagem.

Até os seus 55 anos Mário Gomes se manteve integrado ao mundo real, mãe viva, endereço certo, RG e CPF, oito livros publicados. Depois a realidade se deliu e Mário Gomes foi se tornando um flâneur de Fortaleza, habitando as praças e os bares, os ambientes culturais e pontos boêmios, fumando e bebendo sem limites.

O discurso do poeta, sempre de paletó, passou a fazer concessões ao desatino, mais e mais, enquanto o corpo, antes bem conformado, tomou a configuração mais tortuosa. Ao falecer, em hospital público, acudido por velhos amigos, deixou seu espectro indelével na história da cidade. 

Márcio Catunda, Membro Efetivo da ACLJ, Correspondente em Madri, amigo de Mário Gomes e seu biógrafo principal (Mário Gomes: Poeta, Santo e Bandido – Multigraf Editora – 2000), lançou a 5ª edição da obra no dia 26 de setembro passado em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar, com apoio cultural do Governo do Estado.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário