quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CARTA ABERTA - Cid Carvalho (CB)



CARTA ABERTA AO
DR. CID CARVALHO**
Cássio Borges*


Dr. Cid Carvalho

Quando você fala, digo eu, o Ceará inteiro lhe escuta. Isto é verdadeiro. A propósito, ouvi o seu contundente comentário na Rádio Cidade, em meado da semana passada, em defesa do centenário DNOCS.

Entretanto, afirmo-lhe, com toda a segurança de quem lida com esta questão dos recursos hídricos, não somente no Ceará, como em todo o Nordeste, há mais de 50 anos, que os maiores inimigos daquela Instituição estão aqui no Ceará (acredite se quiser), na sua Secretaria de Recursos Hídricos e na COGERH.

Esta última arrecada anualmente, em média, R$ 100 milhões, produto da venda da água (pasme!) dos açudes do próprio DNOCS. Usa este dinheiro, inclusive, para fazer propaganda institucional, afirmando e divulgando abertamente, aqui e alhures, que no Ceará é onde “se pratica a melhor gestão dos recursos hídricos no Nordeste e no Brasil”, no que não concordo com os inúmeros erros de engenharia, inadmissíveis, que se tem cometido aqui no nosso Estado.  

Mas aquela Secretaria não sabe explicar, por exemplo, por que todo o interior está sem água, sequer para se “escovar os dentes”, como é o caso da cidade de Quixeramobim, entre tantas outras noticiadas diariamente pela imprensa. Digo, por falta de planejamento, ou melhor, por não terem os seus gestores cumprido o planejamento existente, previamente elaborado pelo DNOCS, que querem extinguir.  

A causa desta dolorosa situação é a mesma da Sabesp, que ocasionou o problema da falta de água na capital paulista: a venda abusiva e excessiva da água visando o lucro para remunerar os seus acionistas estrangeiros. E no Ceará, para satisfação dos que, há anos, vem fazendo da COGERH uma empresa pública travestida de empresa privada, onerando, substancialmente, as tarifas de água cobradas pela CAGECE aos seus usuários. Ou, melhor dizendo, privatizando a água, podendo fazer dela um instrumento de persuasão e poder... Preciso dizer mais? 

Atenciosamente, Cássio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário