segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ARTIGO - Olinda (PMA)

OLINDA
Paulo Maria de Aragão*

Ao revolver escritos de décadas, tomados pelo enlevo das primeiras viagens da adolescência, restauro Olinda, tão procurada pelos turistas que vão a Pernambuco, edificada sobre um outeiro, encravada no alto da Misericórdia, cenário para se aprender a História do Brasil ao vivo, apoiado por cicerones zoadentos que correm em busca de visitantes. Bida, um deles, contava sete anos, sabia de cor e salteado tudo sobre a vetusta cidade integrada à Região Metropolitana do Recife.

Com ares de liderança, explicava que a gurizada trabalhava em sociedade e que o dinheiro amealhado seria rateado entre eles. Empolgados, discorriam acerca da epopeia holandesa, sua cultura e as diversas igrejas locais, além de marcantes feitos desenrolados sobre as paragens olindenses. Fundada, como povoado, por Duarte Coelho em 1535, Olinda, outrora sede da capitania de Pernambuco, tomada e incendiada em 1630 pelos holandeses, após duas décadas,os portugueses os expulsariam.

À beira de um declive acentuado, se contempla a igreja barroca da “Misericórdia”, contígua à qual se acha a “Academia Santa Gertrudes”. Uma das religiosas, colaboradora daquele templo, a cearense Irmã Maria Fidelis, nos conduziu até o santuário, ornamentado por valiosas relíquias artísticas e religiosas. O altar-mor é prendado pela estátua de Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia, Padroeira da Igreja, festejada a 2 de julho. Na nave, o artístico púlpito com a águia bifronte da Áustria. No coro e na sacristia, cadeiras corais, trabalhadas em jacarandá e um belo lavatório de mármore de escultura portuguesa. No frontispício do templo, as armas do rei de Portugal, D. Sebastião, além de notável série de artes, realçando a pintura da matriz à flamenga.

Quanto à data da fundação da Misericórdia de Olinda, divergem muitos autores: uns atribuem ao ano de 1540, outros 1547. Sabe-se, todavia, que seu nome veio duma instituição em Lisboa, fundada em 1448, tendo por fim amparar enfermos, dar educação a órfãos e proporcionar obras de misericórdia e caridade.

Do alto de Olinda divisa-se a primeira Faculdade de Direito da América Latina, fundada em 1827 e extinta cem anos depois. Ela se instalou, inicialmente, no Mosteiro de São Bento, construído em 1599, cujo altar é todo banhado a ouro. A cultura jurídica nacional iniciou-se nessa província, marcada por sua índole revolucionária e como oponente à monarquia.

Em princípio, o seu funcionamento foi precário pela ausência de professores qualificados, da “influência da Igreja” e de problemas estruturais. Muitos discentes e docentes residiam em Recife, tornando custosa a assiduidade de ambos; outros ocupavam cargos políticos e achavam-se vedados a exercer o ofício da docência. Pouco restou da produção intelectual desse período. Mas, com a transferência do Curso de Direito para o Recife, em 1854, adveio a era inovadora de conhecimentos intelectuais, dando elã a todo o corpo da faculdade ao julgar-se detentora da vanguarda científica do país.   

Nossos pequenos cicerones nos levaram à Igreja Nossa Senhora do Monte, de 1535, com seus 432 anos. Seu vigário de antanho, Pe. Crisóstomo, estudou teologia em nosso país. Um senhor alemão, que contava 66 anos de idade, baixo, e aparentava à primeira vista brasileiro. Mostrou-nos orgulhosamente a antiga matriz, uma das mais antigas igrejas do Brasil colonial.

Retomando a palavra, Pe. Crisóstomo, natural da Baviera, sul da Alemanha, salientou que a imagem da Santa fora escondida no fundo de uma cacimba quando os invasores holandeses incendiaram Olinda. O vigário censurou o problema educacional da cidade outeiro. Conduziu-nos à sua Escola, edificada em apenas dois meses, na qual o abnegado sacerdote foi um de seus operários, ora abrigando 330 alunos primários. A noite se aproximava. Deixávamos a “Heroica Cidade”. O pequeno Bida, ao percorrer no cotidiano seus caminhos e atalhos, ainda desfiava em detalhes estórias e lendas: “ali está o Convento das Carmelitas e dizem que, todos os dias, cavam um pouco das próprias sepulturas”.

Para ser fiel à verdade dos fatos, esta lenda narrada pelo menino Bida foi equivocada, por partilhar, com certeza, dos ensinamentos da escola carismática e de amor dos monges que pautam a vida contemplativa; ao imaginarem o céu, buscam-no construindo o interior mediante o uso da argila espiritual. Cônscios de que todos têm um fim, assim se cumprimentam: “Bom dia, irmão, lembre-se de que irá morrer”. Até os dias de hoje, nos próprios dos mosteiros e conventos, entre obrigações e penitências monásticas, cavam as futuras sepulturas. Isso não é lenda. Representa o transitório. A sabedoria eterna prega que não se escolhe o tempo de viver ou para morrer. A propósito, ironicamente, mantém-se atualizada em todos os tempos a sentença: “A certeza da vida é a morte e a hora é incerta, mas a morte é certa”.

Pelo excesso de estímulos noticiosos incessantes, que afloram em ritmo veloz e avassalador, as reminiscências das gestões de memória e esquecimento enleiam-se. As décadas passaram, mas este despretensioso escrito materializou as imagens dos perfis dos protagonistas, do menino Bida, da Irmã Maria Fidelis e do Pe. Crisóstomo. O primeiro, talvez, como natural, tenha seguido o destino da invisibilidade: os dois religiosos, pela idade, não mais ocupem esta dimensão. Mas, no relicário da memória guardo, com nitidez, suas narrativas da “Cidade Heroica” de Olinda, escritas com ufanismo por um então adolescente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário