quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CRÔNICA - Cabeça de Vento (HE)


DON’T WOLK, GUY!
Humberto Ellery

Meditando sobre as dificuldades da Dilma em ensacar vento, para revolucionar o mercado de energia (ela já acumula uma enorme quantidade de vento dentro daquela  sua cabeçorra, que eu julgava que não servia para nada), lembrei-me do Lauro Fiúza Júnior, o Laurinho, empresário do setor de energia eólica.

Certa vez, em janeiro de 1968, encontrei o Laurinho e o João Otávio Memória Hyppolito em Miami (encontrar cearense em Miami não é nada raro, mas algumas semanas depois tornamos a nos encontrar em Nova Iorque, no Empire State bldg).

Eu estava lá fazendo um curso de língua e literatura inglesa na Universidade de Miami (U of M), enquanto o Laurinho e o João Otávio acabavam de chegar para simplesmente fazer turismo.

Nós casualmente nos encontramos na esquina da Biscayne Boulevard (Route US 1) com a Flagler Street, à época a principal rua comercial de Miami City. Saímos pela calçada em busca de uma determinada loja que eu já conhecia e estava bancando o tour guide.


Ao nos aproximarmos da esquina o Laurinho, mais avexadinho, vendo que não vinha carro, nem ligou para o sinal de trânsito fechado para pedestres (DON’T WOLK), já foi descendo a calçada e iniciando a travessia da rua pela faixa.

Não dera sequer dois passos quando, do outro lado da rua um policial, muito simpático, ergueu a mão e, olhando para o Laurinho gritou:

– Hey boy! O Laurinho imediatamente estacou. O policial então perguntou (em inglês, evidentemente):

– Você pode me ajudar?

– Claro, respondeu o Laurinho. 

O policial então, fingindo ajustar o dispositivo com os sinais, perguntou:

– Essas placas estão bem posicionadas?

–  Sim, estão.

– Estão bem legíveis?

– Sim, estão.

– E o que está escrito aqui?

E o Laurinho, todo satisfeito:

– Don´t walk!

Ao que o policial, com toda a calma do mundo, falou:

– Então don´t walk, cara!

Enquanto eu, o João Otávio e o policial explodíamos em gargalhadas, o Laurinho deu um sorrisinho amarelo e voltou para a calçada.

Sei não, mas acho que o Laurinho nunca mais “avançou” um sinal de trânsito de pedestres. Pelo menos nos EUA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário