domingo, 10 de março de 2019

NOTA CULTURAL - Museu de Fotografia Faz Dois Anos


MUSEU DE FOTOGRAFIA
FORTALEZA
FAZ DOIS ANOS



O casal Sílvio Frota e Paula Queiroz Frota, ela Membro Benemérito da ACLJ, comemoram na data de hoje (10.03.19) o aniversário de dois anos de fundação do Museu de Fotografia Fortaleza (MFF), que eles conceberam e instalaram, no Bairro da Varjota, nesta Capital, que ainda recém-inaugurado recebeu uma visita coletiva de nossos acadêmicos.


  
A Benemérita Paula Frota sucedeu na ACLJ à sua ilustre mãe, a saudosa Dona Yolanda Queiroz, falecida em 2016. É irmã do Chanceler Airton Queiroz, que também já nos deixou, grande colecionador de pinturas e esculturas dos grandes mestres nacionais, tendo reunido um riquíssimo acervo  a Coleção Airton Queiroz, que também recebeu comissão de acadêmicos da ACLJ, no Espaço Cultural Unifor, anexo à Reitoria da Universidade de Fortaleza.


Portanto, Paula Queiroz Frota e o marido trazem consigo uma tradição de família em prol das artes plásticas – no seu caso específico, a fotografia artística.

A fotografia é uma técnica de registro de imagens realísticas, que vem evoluindo no tempo desde o final do Século XIX, e que hoje está ao alcance de qualquer um, com a boa qualidade proporcionada pelos equipamentos eletrônicos mais modernos.

Mas também se constitui em arte, considerada a disposição e a sensibilidade do fotógrafo para procurar e reconhecer os melhores cenários e modelos, bem como o sua presença de espírito (e de corpo) para captar os mais inusitados flagrantes e escolher os melhores ângulos.

Os bons fotógrafos fazem arte – na fotografia jornalística, de guerra, de estúdio, de natureza, de moda – aproveitando com maestria a melhor luz e os mais intrigantes padrões de imagem, aplicando o acessório e a técnica exatas para cada caso – o suporte, a lente, o filtro; a profundidade de campo, a velocidade, a composição e o enquadramento mais criativos.    

Por intermédio do confrade Totonho Laprovietera, Paula e Sílvio enviaram ao Blog a programação do MFF para o dia de hoje, que abaixo divulgamos. O MFF fica na Rua Frederico Borges, 545 – Varjota, nesta Capital do Ceará, e está aberto de quarta a sábado. Vale a pena conhecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário