sexta-feira, 23 de novembro de 2018

NOTA ACADÊMICA - Geraldo Amâncio Entre Imortais


GERALDO AMÂNCIO
ENTRE IMORTAIS 

A Decúria Diretiva da ACLJ elegeu nesta semana, para a Cadeira nº 28 da ACLJ, que tem como patrono o grande Patativa do Assaré, o poeta popular Geraldo Amâncio, detentor do título de Mestre da Cultura, status concedido pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará.

Essa cadeira foi fundada pelo cineasta Rosemberg Cariry que, algum tempo depois da posse, pediu a sua própria sublimação, evoluindo para a casta dos Membros Honorários. Rosemberg Cariry não se furta em participar de instituições culturais, de modo a prestigiá-las, porém prefere não se manter a integrá-las de forma efetiva, porque toda a sua energia e toda a sua agenda são dedicadas ao seu trabalho no cinema, de muito esforço e de muitas viagens pelo Brasil e pelo mundo, no qual ele quer se manter inteiramente concentrado.

Geraldo Amâncio, natural da Cidade de Cedro, é o mais representativo e atuante artista do repente de viola e da Literatura de Cordel, vertente da intelectualidade cearense especializada na sua cultura de raiz, que ainda não tinha um representante na quadratura da ACLJ. Amâncio apresentou, por anos, programas de TV dedicados a esse métier, em várias emissoras locais.     

Aliás, Geraldo Amâncio fundou com Rosemberg uma ONG dedicada à obra de Patativa do Assaré, que hoje cabe apenas àquele administrar, em face das referidas conveniências deste último, de modo que nada mais justo que um passe ao outro esse “bastão”: a cadeira acadêmica da ACLJ patroneada pelo seu mestre em comum.


O Presidente Reginaldo Vasconcelos, acompanhado pelos confrades Adriano Jorge e Paulo Ximenes, compareceu, na noite de ontem (22.11.18), a um avento público organizado na praça central da vizinha cidade de Aquiraz, denominado “Mestres do Mundo”, em que Geraldo Amâncio se apresentou, entre outros tesouros vivos da cultura do Estado, e, na oportunidade, fez-se o anúncio público da eleição de seu nome para a vaga acadêmica.
 
Geraldo Amâncio tomará posse na próxima Assembleia Geral da ACLJ, e, como já se tornou tradição, descerrará o retrato pictórico do patrono da Cadeira, Patativa do Assaré. Rosemberg, se estiver na Cidade, pretende comparecer para lhe vestir a beca.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário