segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COLUNA VICENTE ALENCAR - 1345 (19.11.18)


COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1345
SEGUNDA-FEIRA, 
19 DE NOVEMBRO DE 2018

 DIA DA BANDEIRA BRASILEIRA


A PRIMEIRA
bandeira nacional foi criada em 18 de Setembro, de 1882, mas, o modelo do atual pavilhão brasileiro foi projetado em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.


A ESFERA AZUL
substitui a antiga coroa imperial e, dentro dela, está representada o céu do Rio de Janeiro, com a Constelação do Cruzeiro do Sul, exatamente, como apareceu no dia 15 de novembro, de 1889, e marcou a Proclamação da República.

A NOVA
bandeira foi aprovada no dia 19 de Novembro,  daquele ano de 1889, devendo completar, em 2019, nada menos que 130 anos.

TAMBÉM,
no dia de hoje, comemora-se o Dia Internacional do Xadrez, dia do nascimento de José Raul Capablanca, tido e havido como “o gênio e menino prodígio do Xadrez”. Ele foi campeão mundial da modalidade, de 1921 a 1927, jogando torneios em todo o mundo.

CAPABLANCA
morreu de um ataque cardíaco, em 1942, no Manhattan Chess Club, enquanto analisava uma partida.

NO CEARÁ,
dois grandes nomes se destacaram, ambos conquistando o título de Campeão Brasileiro de Xadrez. Ronald e Helder Câmara, irmãos do inesquecível pesquisador Christiano Camara e filhos do Professor Gilberto Câmara, este, irmão de Dom Helder Câmara.

MANIFESTO
O Colégio de Presidentes e Entidades Culturais do Ceará, presidido pelo Acadêmico Ubiratan Aguiar, enviou ao Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, Manifesto em favor da Cultura do Estado do Ceara e do Brasil.

NA ÚLTIMA
reunião do colegiado foram designados pelo Presidente, os Acadêmicos Marcus Fernandes (AC Cinema), Jose Maria Chaves (ACM Escritores), Vicente Alencar (SCG Historia e UBE), Clara Leda (Ac Feminina), Assis Almeida (Camara do Livro), Neuzemar Gomes de Moraes  (AC de Retorica).

ATUALMENTE
o Colégio de Presidentes conta com ideias e planos dos mais diversos, para colaborar com o desenvolvimento educacional, cultural e esportivo do Brasil.

SOCIEDADE CEARENSE
de Geografia e Historia programou para o dia 18 de dezembro vindouro, o seu almoço de confraternização de final de ano no Ideal Clube.

POR SEU TURNO
a Associação Brasileira de Bibliófilos agendou para o dia 12 do próximo mês, o seu Jantar de final de ano, sob a égide do Presidente José Augusto Bezerra.

SERÁ AMANHA,
terça-feira, o lançamento da Antologia da AJEB deste ano, após as 9 horas e 30 minutos, na Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz). A Presidente Elinalva Oliveira lembra aos Membros da necessidade da presença de todos.

COM APRESENTAÇÃO
do Cientista Político Rui Martinho Rodrigues, Presidente Emérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, será lançado às 19 horas desta terça-feira, a edição comemorativa dos 80 anos da obra, o livro O Outro Nordeste.

O LIVRO,
lançado em primeira edição em 1938, pelo Professor Djacir Menezes, tem reedição patrocinada pela Fundação Waldemar de Alcântara e, lançamento no Instituto do Ceará (Praça da Igreja do Carmo), numa iniciativa do Presidente Lúcio Alcântara. Todos os que admiram a nossa cultura estão convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário