sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

NOTA ACADÊMICA - Assembleia Geral Ordinária - Homem do Ano

ACLJ
ÚLTIMA ASSEMBLEIA GERAL 
DE 2018

“HOMEM DO ANO”
NOS RECURSOS HÍDRICOS

ÂNGELO GUERRA 

“DESTAQUES CEARENSES”
NA CULTURA E NAS FINANÇAS

UBIRATAN AGUIAR
ROMILDO ROLIM


Na noite deste último dia 06 de dezembro, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras e das suas congêneres afiliadas, ocorreu a última Assembleia Geral Ordinária da ACLJ neste ano.





No início da solenidade houve investidura da nova Diretoria para o biênio 2019/2020, e tomou posse na Cadeira de nº 28, patroneada pelo grande Patativa do Assaré, o poeta popular, violeiro e literato de cordel Geraldo Amâncio, que descerrou o retrato pictórico do Patrono Perpétuo da Cadeira. 


  
Em seguida, cumprindo a sua mais importante tradição, a ACLJ outorgou o título “Homem do Ano no Ceará em 2018” ao Engenheiro Ângelo José Negreiros Guerra, que fora proposto pelo confrade Cássio Borges e eleito pela Decúria Diretiva, considerado o melhor Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) nos últimos 30 anos. 


Essa láurea foi instituída em 2016, visando distinguir anualmente um cearense, por honra ao mérito, tendo em vista o seu desempenho profissional no ramo de atividade que ele exerça – seja no âmbito estadual ou com maior abrangência geográfica.

O Dr. Ângelo Guerra é o eleito deste ano – a personalidade que mais se destacou na vida pública no Estado, pelos critérios da ACLJ, à frente daquela autarquia, meritória instituição dedicada ao combate dos problemas climáticos do semiárido brasileiro, que exatamente agora chega à marca dos 109 anos de existência. Cássio Borges lhe entregou o diploma e o Deputado Daniel Oliveira fez a entrega da medalha.



Na oportunidade, receberam o título “Destaque Cearense” o Ministro Ubiratan Diniz de Aguiar, Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), e o Administrador Romildo Carneiro Rolim, Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).



Ubiratan Aguiar, que neste final de ano entrega o mandato de dois anos, em sua brilhante gestão à frente da ACL criou o Colégio de Presidentes de Entidades Culturais do Ceará, promoveu o Primeiro Grito Pela Cultura, no Teatro José de Alencar, e fundou o Memorial da Cultura Cearense, no subsolo do Palácio da Luz, com modernos recursos eletrônicos.


Romildo Rolim, funcionário de carreira do BNB, vem se desempenhando com grande competência na sua presidência, indicado que foi para o cargo por critério eminentemente técnico, até por conhecer intimamente aquela importante instituição financeira de fomento, e nutrir por ela um grande amor profissional. Estando em Brasília, acompanhando a transição de Governo, recebeu os símbolos da sua comenda, das mãos do acadêmico Arnaldo Santos, o seu  Chefe de Gabinete, José Andrade Costa.

Com o auditório principal do Palácio da Luz repleto, compuseram a Mesa de Honra a Escritora Ângela Gutiérrez, Presidente Eleita da Academia Cearense de Letras, Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, o ex-governador Lúcio Alcântara, Presidente do Instituto do Ceará, a Empresária Paula Queiroz Frota, Presidente do Conselho Administrativo do Grupo Edson Queiroz, o Professor Rui Martinho Rodrigues, Presidente Emérito da ACLJ, o Engenheiro Ângelo Guerra, Diretor-Geral do Dnocs, e o Empresário Miguel Dias Filho, Presidente do Grupo Cidade de Comunicação.




A solenidade, tendo como Mestre de Cerimônia o Jornalista Vicente Alencar, teve início com o toque do trompete triunfal, pelo arauto oficial da ACLJ, Jean Carlos, seguido pela execução do Hino Nacional, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Depois, Jean Carlos tocou ao flugelhorn o Cântico Cearense, composta pelo Membro Benemérito Evaldo Gouveia para ser a Canção da Academia.



Compareceram ao evento os acadêmicos Beneméritos  Lúcio Alcântara, Paula Queiroz Frota, Miguel Dias Filho, Ubiratan Aguiar e José Alberto Bardawil; os Titulares Rui Martinho Rodrigues, Reginaldo Vasconcelos, Arnaldo Santos, Paulo César Norões, Karla Karenina, Alana Girão, Dorian Sampaio Filho, Denise Gurgel Sampaio, Adriano Vasconcelos, Paulo Ximenes, Aluísio Gurgel Júnior, Cândido Albuquerque, Augusto Borges, João Pedro Gurgel, Cássio Borges, Geraldo Jesuino, Vianney Mesquita, Humberto Ellery, Totonho Laprovítera e Roberto Moreira. Também presente o membro honorário Marcos Maia Gurgel. Confirmara presença e não compareceu, por razão não informada, o acadêmico Djalma Pinto.

Falaram o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, para declarar aberta a sessão, e finalmente encerrá-la; o Presidente Reginaldo Vasconcelos, falando sobre o concurso Homem do Ano; o poeta Geraldo Amâncio, que agradeceu, em versos, sua indicação e eleição; o Ministro Ubiratan Aguiar, fazendo um breve balanço da sua gestão à frente da ACL; o Engenheiro Cássio Borges, assim como os dois filhos de Ângelo Guerra, Emanuel e João Paulo, o saudaram   e o próprio Ângelo Guerra falou ao final, para expressar a sua emoção ao receber a homenagem.








Ao final, o Engenheiro Ângelo Guerra ofereceu um lauto coquetel aos seus convidados  – parentes, amigos e servidores do Dnocs.








Fora do protocolo: 


2 - Lançamento da 2ª Edição do Manual de Redação Profissional da ACLJ;



1 - Homenagem surpresa a duas acadêmicas que aniversariavam naquele mesmo dia, logo antes do brinde tradicional com vinho do Porto: Karla Karenina e Denise Gurgel.



3 - Reação bem-humorada do Presidente Reginaldo Vasconcelos e da Benemérita  Paula Queiroz Frota, à observação de um convidado que dormia a sono solto no auditório.



COMENTÁRIOS

Extraordinária noite! Embora razão muito particular me haja feito deixar a solenidade bem antes do seu final, apreciei todos os seus lances, com acuidade e veneração.

Parabéns ao novo acadêmico, aos agraciados e titulados e, mui especialmente ao intelectual Reginaldo Vasconcelos, paredro principal do nosso Silogeu, íntegro, probo e amigo e que conduziu a ACLJ a experimentar ser a mais profícua arcádia do Ceará. Comparecimento em massa me encheu de júbilo.

Até Morfeu foi à Sessão, levando um convidado nos braços!

Vianney Mesquita.

........................................................................................................

Pois é, caro Vianney. O rapaz é um servidor do Dnocs na Bahia, que veio prestigiar o seu Diretor-Geral, Ângelo Guerra, eleito Homem do Ano no Ceará em 2018 Ele certamente estava muito cansado da viagem, e foi vencido pelo sono. Mas depois ele despertou e participou animadamente do coquetel que se seguiu à solenidade. 

Mostramos-lhe a imagem e aos seus colegas, que naturalmente fizeram com ele uma grande gozação. Sendo o Blog um espaço jornalístico, não se podia perder a oportunidade de fazer o registro do fato, e da simpática reação que provocou. A Benemérita Dra. Paula Queiroz Frota é pessoa de contagiante bom-humor, de modo que ela sempre, com muita graça e espontaneidade, quebra a formalidade das mais  austeras reuniões.

Reginaldo Vasconcelos


........................................................................................................

 COMENTÁRIO

O nosso reconhecimento ao Presidente Reginaldo Vasconcelos pela condução à frente da ACLJ com maestria, transparência e louvável capilaridade, interagindo de forma ampla e democrática com a sociedade.

Os nossos parabéns, também,  a escolha do “Homem do Ano” na pessoa do obstinado defensor dos recursos hídricos da Região, engenheiro Ângelo Guerra, Diretor Geral do DNOCS, e o Título de “Destaque Cearense”, ao brilhante Ministro Ubiratan Aguiar, e Presidente da ACL,  e ao competente Administrador Romildo  Rolim, Presidente do BNB.

Lamentamos a nossa ausência por motivo de compromissos profissionais no mesmo horário. Ao mesmo tempo parabenizamos ao jornalista e amigo Arnaldo Santos pela eleição a Presidente da ACLJ e desejamos muito sucesso no novo desafio. 

Marcos André Borges
  
........................................................................................................

Prezado Presidente Reginaldo Vasconcelos, tenho grande orgulho de privar de tua amizade, a qual resvala em irmandade fraterna. Por extensão, privar da amizade de grande parte dos membros da ACLJ.

For god sake! Bismillah! O músico do trompete deveria ter se postado logo atrás do fã do Soneca de A Branca de Neve!

Grande abraço,

Luiz Rego


3 comentários:

  1. Extraordinária noite! Embora razão muito particular me haja feito deixar a solenidade bem antes do seu final, apreciei todos os seus lances, com acuidade e veneração. Parabéns aos novos acadêmicos, aos agraciados e titulados e, mui especialmente ao intelectual Reginaldo Vasconcelos, paredro principal do nosso Silogeu, íntegro, probo e amigo e que conduziu a ACLJ a experimentar ser a mais profícua arcádia do Ceará. Comparecimento em massa me encheu de júbilo. Até Morfeu foi à Sessão, levando um convidado nos braços!

    Vianney Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Presidente Reginaldo Vasconcelos,
    Grande orgulho privar de tua amizade, a qual já resvala em irmandade fraterna. Por extensão, privar da amizade de grande parte do membros da ACLJ.
    For god sake! Bismillah! O músico do trompete deveria ter se postado logo atrás do fã do SONECA de A Branca de Neve!
    Grande abraço,
    LUIZ REGO
    PS: Dia 30 de dezembro estaremos, eu e Kátia, novamente aí na terrinha.

    ResponderExcluir