sábado, 24 de setembro de 2016

NOTA ACADÊMICA - Eleito o Novo Príncipe dos Poetas


FUMAÇA BRANCA
NA POÉTICA CEARENSE

ELEITO O SEU NOVO PRÍNCIPE


Acaba de ser eleito o novo Príncipe dos Poetas Cearenses, o Prof. Dr. José Linhares Filho, aclamado pelos demais vates da Academia Cearense de Letras.

Desde o falecimento de Artur Eduardo Benevides, em setembro de 2014 – o quarto a ocupar o principado, vários nomes eram cogitados para a sua sucessão, dentre eles José Telles, falecido em junho deste ano, e Horácio Dídimo, que, por fim, concorreria com Linhares Filho, quando retirou a candidatura em favor deste.

Segundo declarou ao Blog o presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, foi justa e meritória a eleição de Linhares Filho para a curul de le plus grand poète cearense, tendo em vista que este é de fato dono de uma verve primorosa, vertida em uma vasta produção livresca, tendo sido, inclusive, professor de muitos dos outros virtualmente concorrentes.

O médico e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão, ex-presidente da ACL, assim se reporta sobre o poético principado, frisando a origem dessa tradição, no mundo e entre nós.     


A expressão “príncipe dos poetas” corresponde ao poet laureate dos ingleses, e ecoa o Versificator Regis dos priscos ou prístinos tempos. Um desses foi o celebrado vate inglês Geoffrey Chaucer. É o poeta escolhido pela corte britânica para compor odes natalícias aos soberanos, e louvar efemérides nacionais. 

A moda começou em 1619, com um dramaturgo Bem Jonson. Qual seus sucessores, exerceu tais funções enquanto viveu. Como príncipe dos poetas fora ornado com guirlanda de louros (Laurus nobilis), já ofertada pelos gregos e romanos aos vencedores de competições. Hábito semelhante perdura na França, entre os eleitos para a ‘Académie Française’.

(………………………………………….............................................)

Em Portugal, Luís Vaz de Camões, com Os Lusíadas (1572), havia sido ungido como “Príncipe dos Poetas” daquele país, e também da Espanha, pelo seu rei Filipe II e I de Portugal.

Na França, em 1894, foi homologado Paul Marie Verlaine. No Brasil, nosso primeiro Príncipe foi o carioca Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1907), sucedido pelo seu conterrâneo Alberto de Oliveira (1924), o pernambucano Olegário Mariano (1938), os paulistas Guilherme de Almeida (1959), Menotti Del Picchia (1982), e o atual, Paulo Lébens Bonfim, desde 1991.

(………………………………..........................................……..……)

No Ceará, ratificando típico pioneirismo, exatamente 60 anos antes dos ianques, foi criada a aludida insígnia, em 1985. Seu primeiro recipiendário foi o padre Antônio Tomás”.


José Linhares Filho nasceu em Lavras da Mangabeira, em 1939, e foi Professor Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará, sendo Mestre em Literatura Portuguesa e Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ, com títulos honoríficos de docente visitante em universidades de Portugal, dos EUA e da Alemanha.  Membro da ACL desde 1980, integra diversas outras instituições literárias brasileiras.

Os nossos príncipes da poesia anteriores foram o  Padre Antônio Tomás (morto em 1941), Cruz Filho (falecido em 1974), Jáder de Carvalho (falecido em 1985), e Artur Eduardo Benevides (falecido em 2014).



PROFECIA

Um hálito de dor sopra com o vento,
um eco de inquietude se propaga.
A jusante e a montante há um lamento,
a percorrer as águas fraga a fraga.

No bafo do mormaço há um sedento
grito. Cresta o ambiente crua praga.
De onde, pela aflição, o pensamento
se turba vem na poeira um ai que esmaga.

De pedra, as mãos, os peitos e edifício;
papéis, ouvidos, trânsito, de pedra;
de pedra, os fariseus cheiros de vícios.

Mas entre as pedras o clamor de agora
é semente tenaz, que depois medra,
banhada pela luz de grande aurora.


COMENTÁRIO:

Olá! Chamo-me Leidiane, sou aluna do ensino médio e há muito procuro um artigo que fale dos poetas da história da poesia no Ceará como artigo, documentário, algo que não se atenha somente a biografia dos poetas em si. Sentimos essa necessidade de que falem de uma maneira mais concreta da aparição dos poetas no Ceará.


Um comentário:

  1. olá me chamo Leidiane sou aluna do ensino médio e a muito procuro um artigo que fale dos poetas da historia da poesia no ceará como artigo, documentário algo que não se atenha somente a biografia dos poetas em si sentimos essa necessidade que falem de uma maneira mais concreta da aparição dos poetas no ceará.

    ResponderExcluir