sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ARTIGO - Imprensa da UFC II (AM)

IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA DA UFC
NO REPASSE DO CONHECIMENTO (II) 
Assis Martins*



Inventariar todas as obras editadas pela Imprensa Universitária da UFC seria quase impossível, por falta de informações. As fontes consultadas nesta pesquisa foram, quase todas, de arquivos pessoais do Prof. Antônio Martins Filho, porquanto nunca houve a preocupação dos dirigentes da instituição em organizar arquivo pertinente, mesmo com o advento da Internet e suas facilitações.

Esta lista cronológica do período áureo (1956/1967) reflete apenas uma opinião pessoal sobre o universo de muitas obras da época. Dentre as mais importantes publicações, podemos citar as que vêm na sequência.

28 de agosto de 1956 – edição do primeiro livro, de autoria de Dolor BarreiraClóvis Beviláqua e outros trabalhos, série de estudos sobre a vida e obra do grande mestre do Direito, dando início à Coleção Biblioteca de Cultura da Universidade do Ceará. Outras produções foram anunciadas, como Das Sociedades por Quotas nas Legislações Estrangeiras de Fran Martins, e Perfis, de Andrade Furtado.

Março/Abril de 1957 – lançamento de vários projetos: cooperação com o Instituto do Ceará (serviços de Antropologia), cursos de extensão universitária e intercâmbio com centros culturais nacionais e estrangeiros.

Maio/junho de 1957 – principais títulos: Perícia Neuropsiquiátrica na Deterioração Mental – Gerardo da Frota Pinto; Curso de Direito Comercial – Fran Martins; História da Literatura Cearense – Dolor Barreira e João Otávio Lobo; Estado Atual da Terapêutica do Tétano – Adônis Coutinho; Analgesia em Odontologia pelo Trilene – João Hildo de Carvalho Furtado; CLÃ – Revista de Cultura (vários autores) e Acentuação Gráfica – Hélio Melo.

Novembro/dezembro de 1957 – exposição de livros editados, com publicações oficiais da Reitoria e obras didáticas, literárias e científicas. O evento ocorreu na Livraria Imperial e fez parte das solenidades de comemoração do terceiro aniversário da Universidade do Ceará, no dia 16 de dezembro.

Janeiro/fevereiro de 1958 – durante esses dois meses, foram publicadas nove teses destinadas aos concursos deTeoria Geral do Estado e Direito Judiciário Civil, além da Revista da Faculdade de Direito e do Boletim Oficial da Reitoria.

Setembro/outubro de 1959 – realizada exposição nas comemorações do Centenário do nascimento de Clóvis Beviláqua. A retrospectiva foi instalada no prédio da Faculdade de Direito.

Outubro de 1959 – solenidade de lançamento do livro Geografia Estética de Fortaleza, do consagrado escritor Raimundo Girão. Foi lançado, na segunda quinzena, O Terceiro Mundo, de Jocy de Oliveira Carvalho, esposa do maestro Eleazar de Carvalho.

Março/abril de 1960 – Estudos do Folclore CearenseEduardo Campos; Sete-Estrelo – Milton Dias, e Do Girassol e da Nuvem – Francisco Carvalho. Na ocasião, foi criado um departamento de distribuição e vendas para maior divulgação das ciências, letras e artes nos círculos acadêmicos.

Julho/Agosto de 1960 – estacaram-se: O Estado do Maranhão e suas Capitais Feudais – Gen. Carlos Studart Filho; O Crime de Calças Curtas – Juarez Furtado Temóteo, e Do Sonho de Brasília à Realidade do Nordeste – J. C. Alencar Araripe.

Maio/junho de 1961 – Lançada a terceira edição de Cantadores, de Leonardo Mota, sendo remetido um exemplar ao Exmo. Presidente da República que, em telegrama, dirigiu uma mensagem ao reitor Martins Filho nos seguintes termos: Agradeço Vossa Magnificência envio exemplar “Cantadores”. Felicito-o também excelente trabalho Imprensa Universitária Ceará. Cordialmente PT Jânio Quadros – presidente República.

O lançamento desse livro sucedeu no salão nobre da Reitoria no dia 13 de maio de 1961. Ao acontecimento compareceram o governador Parsifal Barroso, escritores, jornalistas, professores e familiares do autor. O orador foi o escritor Artur Eduardo Benevides.

Setembro/outubro de 1961 – no dia 20 de outubro foi aberta ao público exposição de arte gráfica alemã. Cerca de 60 livros foram expostos, havendo comparecido o vice-reitor, exercício da Reitoria, Prof. Renato Braga, o cônsul alemão Arthur Wiehmann, professores e intelectuais. Os mais importantes lançamentos foram: Publicação do Instituto de Antropologia; A Fuga – Sinval Sá (prêmio literário); Orpheo – Jairo Martins Bastos, e Capacidade Mental e Deliquência Infantil – F. J. Amaral Vieira.

Novembro/dezembro de 1961 – História da Comissão Científica de Exploração – Renato Braga (documento histórico, reconstituindo o trabalho de pesquisa da comissão de cientistas realizado no Ceará, no ano de 1859); Primeiro número da Revista do Instituto Clóvis Beviláqua; Revista da Faculdade de Direito; O Pastor e a Flauta – Nei Leandro.

Janeiro/fevereiro de 1962 – Mostra de Editoras Universitárias dos Estados Unidos – Sob o patrocínio da Universidade do Ceará e do IBEU (Instituto Brasil/Estados Unidos). A I.U. abriu ao público, no dia 22 de janeiro de 1962, uma mostra  constando de trabalhos gráficos, produzidos e distribuídos por grandes universidades estadunidenses. O Prof. Newton Gonçalves abriu a exposição. Foram apresentadas 38 editoras, sendo uma das atrações o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, vertido para o inglês.

Março/abril de 1962 – realizada na Livraria Renascença, por iniciativa do livreiro Luis Maia, uma exposição de todas as obras editadas pela I.U., o que foi uma grande divulgação. Foi criado um órgão na universidade que deu grande alento à produção da gráfica: a Divisão de Expressão Cultural, diretamente ligada ao Departamento de Educação e Cultura e com as atribuições de planejar a realização de cursos e conferências; organizar exposições, festivais e concertos; executar a seleção de obras literárias e científicas; prestar informações de caráter cultural sobre a Universidade; e fazer pesquisas de natureza cultural e sugerir medidas destinadas ao desenvolvimento das letras e artes no Ceará.

(Continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário