segunda-feira, 9 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

09 DE MARÇO DE 2015


* A construção de Brasília não representa uma obra individual e, sim. um árduo trabalho de equipe – disse o Presidente Juscelino, em 1959, aos universitários, na abertura dos cursos da Universidade Católica do Rio de Janeiro.  JK revela aos jovens que “graças ao espírito de compreensão e patriotismo de muitos brasileiros, já conseguimos romper a mata virgem, dar início à construção da futura Capital do País e construir a grande estrada unindo, pelo Centro, o Brasil, de Norte a Sul”. * A Torre de Televisão de Brasília é inaugurada, em 1967. Projeto de Lúcio Costa. Tem 224 metros.
  
* A Academia Brasiliense de Letras nasce, em 1968, numa reunião da ANE, Associação Nacional de Escritores, em 8 de março.  Ideia de Almeida Fischer e propositura de Joanyr de Oliveira, Anderson Braga Horta e Aluísio do Vale. Hermes Lima preside a reunião, com secretaria de Domingos Carvalho  e tesouraria de Almeida Fischer.  Em 2015, o presidente da Academia é o ministro Carlos Fernando Mathias de Sousa.

* O jornalista  paulista Nelson Pereira dos Santos é  eleito para a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, em 2006. Autor do filme Rio 40 Graus.

* Em 2015, no Dia da Mulher, presidente Dilma pede paciência, falando pela TV. Resposta foram protestos em Brasília, BH, Rio e SP, nas redes sociais e  buzinaço nas ruas. Nas janelas de Brasília, panelas batendo e gritos de ordem. * Desvios na Petrobras para corrupção, desde 2013, é de R$ 51 Bilhões – segundo PF e CB.


* Américo Vespúcio nasce em 1451. Italiano a serviço da Espanha. Visita quatro vezes o Novo Mundo, que, embora descoberto por Colombo, ganha o seu nome. * Em Viena, o escritor Otto Maria Carpeaux, em 1938. * E o gaúcho Simões Lopes Neto, em 1900. * Yuri Gagarim, o primeiro astronauta, nasce em 1934.

 *Em 1500, parte de Lisboa a frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriria o Brasil.

 *  Ramiz Galvão falece em 1938. Diretor da Biblioteca Nacional e membro da ABL.
* Hoje é o Dia da Sociedade de Amigos de Bairro. * Aniversário de Joinville, em Santa Catarina. * Veneração a São Domingos Sávio. * Data do nascimento de Francisco Matarazzo, Abrahão M. Nascimento, Bernadete Fonseca  Lessa, Zaira Tostes Aquino Leite, Eneusa Tavares  e Gelio Fregapani.

 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário