segunda-feira, 23 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

23 DE MARÇO DE 2015

* O Presidente Juscelino Kubitschek,  em 1958, na sua mensagem anual ao Congresso Nacional, enfatiza que “a interiorização da Capital é etapa indispensável senão a própria chave de desenvolvimento apto a transformar este arquipélago em continente unido, interligado, sem os desvios de riqueza, injustos e remediáveis, que um dia poderão ameaçar a própria unidade nacional”.

Ao final de sua mensagem aos congressistas, JK  afirma que no dia 21 de abril de 1960  “a nova Capital passará a comandar a vida deste País e os vindouros poderão dizer que a nossa geração cumpriu a tarefa que a história confiou à sua capacidade, à sua intrepidez e ao seu patriotismo.”  Conclui magistralmente, definindo que “Brasília se impôs como um fulcro econômico e cultural em busca do processo de desenvolvimento, com milhões e milhões de quilômetros quadrados do Centro-Oeste e da Amazônia sendo incorporados à economia e à cultural nacionais”.


* Dilma perde apoio de aliados, em 2015. * Oposição quer ouvir Zé Dirceu.* Uma farra com o nosso dinheiro – diz o CB 2015.  * E Marcelo Agner: Pobre educação. .* Juros do Governo vai a 1 R$ trilhão. * Morrem  Divaldo Suruagy, ex-governador de Alagoas,  e Cláudio Marzo, ator. * Dólar mais caro. * Paola Crespo Vasconcelos forma-se  na UnB.

* Padre Cícero Romão Batista nasce no Ceará, em 1844.   * Debret chega ao Brasil em 1816.  Gravurista e maçom. Retratou paisagens do Brasil Colônia e Império.

* Carlos Heitor Cony e Domício Proença Filho são eleitos para A Academia Brasileira de Letras nos anos de 2000 e 2006, respectivamente para as Cadeiras 3 e 28. * Clementino Fraga, médico baiano,  é eleito, em 1939. * O escritor Paulo Coelho recebe, na França, em 2000, a condecoração  Cavalheiro da Legião de Honra. * Júlio Verne, o romancista francês, morre em 1905. * O gaúcho Moacyr Scliar nasce em 1937. Em 2003, é eleito para a ABL.

*Hoje é o Dia da Metereologia.. * Aniversário de Florianópolis. * Veneração a São Turíbio. * Data do nascimento de Paulo Pestana, Sérgio Cardoso,  Raquel leda Rodrigues, Silvana G. Pereira, Cassimiro da Mata Lima, Cléa Santos, Filemon Moraes,  Regina Abreu, Marly D’Andrada e Landivaldo Alves.

 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 

da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário