domingo, 8 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

08 DE MARÇO DE 2015



* Um grupo de doze intelectuais, a maioria membros da  Associação Nacional de Escritores, funda, em 1968, a Academia Brasiliense de Letras, hoje presidida pelo ministro Carlos Fernando Mathias de Souza.* Em 1985, é fundado o Jardim Botânico de Brasília. Trinta anos em 2015.* A Igreja Padre Pio é instalada em 2001, no Sudoeste.

* Por 6 votos a 5,  o Supremo Tribunal Federal livrou, em 2014, os petistas mensaleiros Dirceu, Delúbio, Genoíno e mais cinco condenados do Mensalão, do crime de formação de quadrilha. “É uma tarde triste no STF” – disse, ao final, o ministro presidente Joaquim Barbosa.

* Em 2015, Petrolão aponta indícios, entre políticos governistas, de 50 lavagem de dinheiro, 28 de formação de quadrilha e 1 evasão de divisas, envolvendo o PT, PMDB, PP e PTB. Relação do Procurador Geral Janot é aceita pelo Supremo.  * Presidente da Câmara acusa Governo de interferência na Lista do Petrolão.

* Os 50 Anos da Loja Maçônica Aurora de Brasília, em 2015. Neste sábado 14, celebração no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil, na 913 Sul.

*A cidade de Olinda, em Pernambuco, festeja a sua fundação, recordando 1537. * Instala-se, em 1817, a primeira tipografia no Brasil, na cidade pernambucana do Recife.

*A Academia Brasileira de Letras é engrandecida ao eleger o historiador e cearense Gustavo Barroso, em 1923, e o jurista alagoano Pontes de Miranda, em 1979.  * Destaque para o nascimento, em 1854, de um dos fundadores da ABL: o jurista fluminense Lúcio de Mendonça. 

* Maria Bonita, mulher de Lampião, nasce em 1911. * Também, o cineasta Felini, em 1920, na Itália. * O Papa João Paulo II visita Honduras, em 1983.

* Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Criado pela ONU, em 1975, para lembrar 1857, quando, nos Estados Unidos, operárias entram em greve por reivindicações no trabalho e são vitimadas por um incêndio na fábrica. * Veneração a São João de Deus, livreiro e fundador da Ordem dos Irmãos dos Enfermos. É o Patrono dos Hospitais. * Data do nascimento da atriz Hebe  Camargo, de André de Araújo Marden, Priscila Riederer R. Seabra, Alberto Martins da Silva, Néio de Moraes Lúcio e Odaíza Rodrigues Alves. 



 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário