sexta-feira, 13 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

12 DE MARÇO DE 2015

* Os projetos para o Plano Piloto de Brasília começam a ser julgados, em 1957, no salão do Ministério da Educação.  A Comissão Julgadora é presidida pelo engenheiro Israel Pinheiro e integrada pelos seguintes membros: Oscar Niemeyer, S. Papadaki, William Holford, André Sive, Hildebrando Horta Barbosa e Paulo Antunes Ribeiro.

* Dom José Newton de Almeida Batista é nomeado Arcebispo de Brasília , em 1960. O Presidente Juscelino Kubitschek o cumprimenta, em mensagem telegráfica.

* Lúcio Costa, o Inventor de Brasília é o título do livro de sua filha, Maria Elisa Costa. Importante para a História de Brasília, notadamente pela universalidade  de dr. Lúcio.

* A romancista Nélida Piñon  assume, em 2015, a  Cátedra José Bonifácio, na USP. A primeira mulher brasileira a ocupar tão importante posto. Acadêmica da ABL.

* A Academia Internacional de Cultura, em 2015,  oferece o Troféu Mulher a dez brasilienses. Jane Godoy é a Homenageada Especial. Meireluce Fernandes preside a sessão. * A Orquestra Sinfônica abre Temporada 2015, com o tcheco Antonin Dvorak e solos de Jan Zalub. Regente, Cláudio Cohen. * Um sucesso, o lançamento do livro Pedrino, do escritor Renato Alves, na Cultura. Uma página da História de Brasília. * Isaac Alarcão expõe na Thomas Jefferson. * Sábado 14, o Cinquentenário da Loja Maçônica Aurora de Brasília, no Templo Nobre do GOB, na 913 Sul.

* 1898 é ano fértil nas letras brasileiras. Nascem o santista Ribeiro Couto e o potiguar Peregrino Júnior. * Ribeiro Couto, poeta. Autor de O Jardim das Confidências. É eleito, em 1934, para a Academia Brasileira de Letras. * Peregrino Júnior, jornalista e  médico.  Em 1945 ingressa na ABL. * San Martin, libertador da Argentina e do Chile, funda a Loja Maçônica Lautaro, em 1817, no Chile.

* O escritor e diplomata  Alberto Vasconcellos da Costa e Silva nasce em 1931. Em 2000, é eleito para a Cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras. Autor de O Tecelão.

* Hoje é o Dia do Bibliotecário  e do Teatro. * Aniversário de Recife e Olinda, em Pernambuco. * Veneração ao Bem-Aventurado Luís Orione. * Data do nascimento do recordista Joaquim Cruz, de Niéde Guidon e Wagner A. Araújo.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário