domingo, 8 de março de 2015

CRÔNICA (WI)

Todo  dia é dia da mulher
Wilson Ibiapina*


Sempre soube, desde menino, que quem manda em casa é a mulher. A sociedade matriarcal vem do tempo das cavernas. A sociedade matriarcal vem do tempo das cavernas. A palavra vem do grego significando poder de mando, governo, reino. O suíço Johann Jakob Bachofen defende que a maternidade é a fonte de todas as sociedades humanas – religião, decoro e moral. 

No Ceará, todo mundo conhece a história de algumas famílias que brigam pela posse de terras, desavença de vizinho, inveja, motivo é que não falta. Famílias inteiras se digladiando, mata daqui, mata de lá. E por trás, sempre soube, estão as mães incentivando as vinganças.

A mulher sempre no comando. No Ceará, por causa da seca, os homens saem de casa em busca da sobrevivência, obrigando as mulheres a assumirem o comando da família. Segundo o IBGE, as mulheres são as responsáveis em 38,7% dos domicílios, o que representa 22 milhões de unidades, de acordo com o último censo demográfico, de 2010.

Matéria do jornal O Globo afirma que as mulheres assumem o comando em duas condições: quando  moram só com os filhos, ou quando têm companheiro, mas é ela quem manda nas finanças e se considera chefe da família.

Hoje as mulheres ocupam lugares que antes eram apenas dos homens. Elas se capacitaram e realizam reuniões, seminários sobre violência, geração de renda, emprego, direitos sexuais, saúde, aborto e muitos outros temas.

No início dos anos 60 a mulher deu seu grito de independência quando a inglesa Mary Quant inventou a minissaia e elas jogaram fora o sutiã. Hoje elas ocupam os cursos superiores e o mercado de trabalho. Chegaram à presidência do País. Só não me conformo é com o salário que recebem, Por mais cultas e prendadas estão sempre ganhando menos que os homens. É preciso por fim a essa discriminação.


*Wilson Ibiapina
Jornalista
Diretor da Sucursal do Sistema Verdes Mares de Comunicação
em Brasília - DF
Titular da Cadeira de nº 39 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário