SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(18.10.2020)
José Augusto Bezerra, Membro Benemérito da ACLJ, Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos, trouxe, como de hábito, preciosíssimos documentos de sua vasta e preciosa coleção, que foram:
Os três volumes da edição original da obra "Florilégio da Poesia Brasileira", organizada pelo polímata brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), obra já apresentada na reunião passada e sobre a qual acrescentou apontamentos; e o primeiro livro de edição brasileira, sobre a História do Brasil, "Corografia Brasílica – Relação Histórico-Geográfica do Reino do Brasil", produzida em 1817 pelo Padre português Manuel Aires de Casal, por determinação de D. João VI.
Arnaldo Santos, por seu turno, lembrando que na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completará 80 anos, apresentou a obra que organizou sobre as Copas do Mundo, um trabalho de fôlego editado há alguns anos, livro de que não pode prescindir quem aprecie e estude o futebol.
Arnaldo relatou a curiosidade de que foi repórter desportivo no início da sua carreira jornalística, cobrindo de dentro dos campos de futebol os jogos e os times locais – missão profissional que cumpriu com o máximo empenho, sem nunca ter se afeiçoado ao principal esporte nacional, nem se ter apaixonado por um dos escudos das muitas equipes brasileiras.
Edmar Santos leu uma de suas belas e densas croniquetas, que prometeu enviar ao Blog, Edmar Ribeiro contou casos cronicáveis de seu longínquo Estado do Acre, e João Pedro Gurgel leu artigo seu, refutando o questionamento de alguns sobre a sua plataforma eleitoral de defesa dos animais, nobre causa que ele abraçou desde sempre – que não significa, como alegam os detratores, que ele seja infenso aos dramas sociais e humanitários.
Nesse artigo João Pedro demonstra que o bem-estar dos animais de uma região tem estreita relação com a qualidade de vida das pessoas, pois os países de melhor índice de desenvolvimento humano coincidem com aqueles em que são mais respeitados a ecologia, o meio-ambiente, a fauna, os ditos animais domésticos.
Arnaldo Santos, por fim, um ornitófilo assumido, louvou a missão que João Pedro assumiu na defesa dos bichos, tantas vezes vitimados pela sanha humana, pelo capitalismo selvagem, pela insensibilidade com os seres que compartilham conosco a biosfera e que não se podem defender.
DEDICATÓRIA
A sessão virtual da ACLJ realizada neste domingo, dia 18 de outubro, foi dedicada ao jogador Pelé, aniversariante da semana, um dos mais ilustres brasileiros de todos os tempos, que a partir da origem pobre e da discriminada negritude elevou o nome do País aos mais altos patamares de conceito mundial.
As imagens abaixo registram o Pelé em Fortaleza, no início da década de 90, recebido pela Miss Ceará e Miss Brasil Flávia Cavalcanti, pelo artista sônico Raimundo Fagner e pelo jornalista Arnaldo Santos, então assessor do então Prefeito Ciro Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário