terça-feira, 31 de janeiro de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Jornal do Comércio


JORNAL DO COMÉRCIO
DO CEARÁ
E A
ACLJ

Já está publicado na WEB o número de janeiro  e no prelo para sair em edição física na próxima semana  o Jornal do Comércio do Ceará, editado pelo jornalista Antônio Matos. 

E na página 7 dessa edição o noticioso reproduz reportagem do Blog da ACLJ, cobrindo a visita de uma comissão de acadêmicos acelejanos à pinacoteca do Membro Benemérito Airton Queiroz, em exposição permanente no Espaço Cultural Unifor, ocorrida no último dia 20.



Aliás, evento que também foi alvo de carinhosa nota de Lúcio Brasileiro, na edição de domingo, dia 29, no Jornal O Povo – na sua prestigiosa coluna, a mais  longeva do mundo, editada ininterruptamente há mais de 60 anos. Ele que é comendatário da ACLJ, detentor da Medalha Governador Parsifal Barroso, que lhe foi outorgada no seu jubileu de diamante na imprensa, em 2014.

O Jornal do Comércio do Ceará, por seu turno, foi fundado em 1930, portanto há 87 anos, seguindo, na época, a mesma intenção do Jornal do Commercio de Recife, fundado em 1919, ainda hoje o maior periódico de Pernambuco, e um dos maiores do Brasil.




É que no início do século passado o comércio das capitais do Nordeste contava com um número limitado de lojas, de modo que interessava ao leitor as novidades dos estoques, mercadorias sempre oriundas de outros centros, do Sul do País ou da Europa. Era o tempo em que uma das diversões para as família aos domingos era ir ao centro da cidade “olhar as vitrines”.




Ao mesmo tempo interessava aos comerciantes de então anunciar os seus produtos, as suas ofertas, de modo que o nome Jornal do Comércio, e a vocação midiática ambidestra que ele indicava, eram muito atrativos, tanto para o virtual público leitor como para as empresas de então, que adquiriam seus espaços de propaganda. 

Antônio Matos resgatou essa história e já há dez anos vem editando, mensalmente, com excepcional qualidade gráfica e jornalística, o Jornal do Comércio do Ceará, que não resistira à modernidade e deixara de integrar a grande mídia estadual  diferentemente do homônimo de Recife, que até hoje tem grande tiragem e circulação em Pernambuco. 

A ACLJ está em tratativas com o editor do Jornal do Comércio do Ceará para estabelecer parceria jornalística, de modo a que matérias postadas no nosso Blog sejam selecionadas para publicação também em meio físico.




ACIONE O LINK ABAIXO PARA LER
O JORNAL DO COMÉRCIO DO CEARÁ
EDIÇÃO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário