segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

NOTA ACADÊMICA - O Bar das Letras


O BAR DAS LETRAS
REABRINDO AS PORTAS 
VIRTUAIS


O acadêmico Altino Farias comunica que vai reativar o “Bar das Letras” – espaço no site do Pelos Bares da Vida destinado a publicação de textos diversos, organizado por autor.

Criado há anos, o bar virtual estava à frente do tempo, e houve certa dificuldade em manter um bom volume de trabalhos, dificuldade que agora se considera superada.

Depois de um tempo, Altino selecionará alguns textos de cada autor, fará um condensado de todos e publicará um livro, que terá o mesmo nome: Bar das Letras.

A ideia foi bem recebida pela ACLJ. O link de acesso é o mesmo do site: www.pelosbaresdavida.com.br. Depois, é só clicar em “Bar das Letras” e curtir.

Abaixo, o Estatuto do Bar das Letras.


* * * ESTATUTO * * *


01. Fica fundado o “Bar das Letras” aos dois de fevereiro do ano de dois mil e onze.
02. O “Bar da Letras” ficará aberto durante as vinte e quatro horas do dia, os sete dias da semana, incluindo feriados. Portanto, o freguês poderá nele se servir à vontade a qualquer momento que desejar.
03. Neste bar, cada garrafa vem preenchida com letras aleatórias, as quais, a cada dose, vão se organizando de forma harmônica. Ajuntadas com sabedoria, formam palavras certas, que, postas nos lugares certos, dão origem a magníficos textos.
04. Como em qualquer bar, no “Bar das Letras” todos os assuntos estão liberados: política, futebol, cotidiano, sexo, religião, geografia, economia, história e causos, por exemplo. A expressão de opiniões e pensamentos se dará em qualquer estilo escrito como poesias, crônicas, contos e textos de opinião dentre outros.
05. Situando-se o “Bar das Letras” em endereço cibernético, seus fregueses podem ser de qualquer lugar, não importando as distâncias físicas, apenas a vontade de beber letras e embriagar-se com bons textos.
06. Os fregueses são divididos em “provedores”, “colaboradores” e “visitantes”.
07. Os fregueses “provedores” são e encarregados de manter o estoque de textos sempre renovado, diversificado e interessante a todos os outros fregueses.
08. Os fregueses “colaboradores” podem, conforme sua conveniência, enviar trabalhos para auxiliar na manutenção dos estoques.
09. Os fregueses “visitantes” podem entrar no bar para se servirem do que lhes aprouver.
10. Todos podem, no entanto, colaborar a qualquer tempo para manter o estoque sempre bastante interessante para todos os gostos.
11. Aos fregueses “provedores” são reservadas mesas com quatro lugares cada, e estes devem ser identificados de forma sucinta para que todos saibam quem são, de onde vieram, e que tipo de letras estarão em suas respectivas garrafas.

12. Aos fregueses colaboradores são reservados lugares no balcão, onde eles podem depositar suas colaborações, sejam elas textos prontos ou simples comentários.
13. O “Bar das Letras” é democrático e liberal por natureza. Homens e mulheres de todas as idades são bem vindos, tendo o mesmo peso no pensar, opinar e expressar. Todos os fregueses têm os mesmos direitos de se servirem à vontade, como também de difundirem suas idéias através de textos próprios ou através de comentários específicos.
14. Ninguém pagará nada a ninguém, a qualquer título. Todos, no entanto, ganharão o que lhes interessa: os “colaboradores” e “provedores”, leitores; os “visitantes”, um estoque completo de ideias e pensamentos diversos.
15. As portas estão abertas e as prateleiras já parcialmente preenchidas. Venham, embriaguem-se de letras!

* * * DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS * * *


01. Os fregueses “provedores” deverão enviar um texto por mês, pelo menos, sendo mantidos no ar sempre os últimos 06 (seis) enviados. A manutenção de número de textos maior que seis é liberalidade da administração do site.

02. O freguês “provedor” que não enviar um novo texto até o dia 25 (cinco) de cada mês, passará a ocupar lugar no balcão na qualidade de “colaborador” até que volte a ter a freqüência requerida para ocupar um lugar nas mesas.

03. Ao voltar à qualidade de “provedor” o freguês ocupará preferencialmente o mesmo lugar que antes, salvo se este já houver sido ocupado por outro.

04. As atividades do “Bar das Letras” serão iniciadas com apenas duas mesas disponíveis, havendo acréscimo de outras à medida que a administração do site julgar cabível e necessário.

05. Cada mesa somente será ocupada com um mínimo de 03 (três) fregueses “provedores”. Caso não haja “provedores” em número suficiente para formar uma nova mesa, estes aguardarão no balcão na qualidade de “colaboradores” a chegada de mais outros até que se tenha o número mínimo requerido.


06. Os fregueses “colaboradores” se sentarão ao balcão, que tem capacidade para no máximo 08 (oito) lugares, resguardado o direito dos “provedores” ocuparem o balcão, mesmo que lotado em sua capacidade, caso não cumpram seus compromissos temporariamente.

07. O freguês “colaborador” também deverá enviar textos para diversificar o estoque do bar, mas, neste caso, comentários sobre textos alheios contam como material de estoque, e deve haver o envio de pelo menos um (texto próprio ou comentário fundamentado) por mês.

08. Qualquer freguês pode deixar as dependências do bar no momento que desejar, bastando para tal solicitar à administração do site a retirada de seu nome.

09. A administração do bar será gerida pela equipe do site sendo que teremos um bar man e três atendentes, sendo suas posições definidas conforme a administração julgar mais conveniente.

10. Sugestões são aceitas, mas somente serão adotadas caso a administração do site aprove e que sua adoção seja tecnicamente viável.

2 comentários: