domingo, 19 de julho de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (19.07.2020)

SARAU VIRTUAL
DA ACLJ
(19.07.2020)
  
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então grupo de habitués passou a se reunir virtualmente, nas noites do mesmo dia da semana, e nas manhãs de domingo, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.

Na sessão deste domingo (19.07.2020), para declamações em prosa ou verso, e para discussões e comentários sobre a cultura cearense,  estiveram reunidos 13 participantes, nomeadamente o marchand Sávio Queiroz Costa, o engenheiro Altino Farias, a advogada, psicanalista e poetisa Alana Girão de Alencar, o jornalista Reginaldo Vasconcelos.


Participaram também o Prof. Doutor Rui Martinho Rodrigues, o engenheiro e ex-oficial de Marinha Humberto Ellery, o advogado ambientalista João Pedro Gurgel, o agrônomo e poeta Paulo Ximenes, o físico e professor Wagner Coelho, o Procurador Federal e professor Edmar Ribeiro, o linguista Dmitry Sidorenko (diretamente da Rússia), o dentista e poeta Marcos Maia Gurgel e o Bibliófilo José Augusto Bezerra  todos membros da ACLJ.

Estreando no Sarau Eletrônico, o Dr. José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da Academia Cearense de Letras e ex-presidente do Instituto do Ceará, que trouxe uma grande contribuição à reunião literária de hoje. Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos, José Augusto é dono de uma grande biblioteca, em que coleciona obras raras.  

Ele brindou os presentes com uma narrativa interessantíssima sobre o grande poeta Castro Alves, que teria se apaixonado por uma senhora casada, a atriz portuguesa Eugênia Câmara, e porquanto ela tenha resistido à sua corte, terminou cedendo à beleza do poeta, e ao encanto de sua poesia. Deixou o marido e uniu-se a ele, que morreu anos depois em consequência de um acidente de tiro numa caçada, de que ela se culpou para sempre, porque antes haviam discutido, ela pretendendo voltar à vida artística, contra a vontade dele.

José Augusto promete para o próximo Sarau Virtual da ACLJ apresentar uma obra raríssima do seu acervo, publicada no Ceará em 1831, escrita por Juvenal Galeno, contando, em versos, a história de um português que se apaixona por uma índia denominada Porangaba – coincidentemente editada quatro anos antes da Iracema de Alencar. Porangaba, do tupi, poronga+abá = "pessoa bonita". Pessoa indígena, porque a palavra para pessoa não indígena é "caraíba".

Comentou-se que isso demonstra o fenômeno do "cunhadismo", que eram os casamentos entre moças autóctones com homens brancos, para a plena pacificação entre os colonizadores e os nativos.

Também ficou combinado que, logo que raiar o "novo normal", a ACLJ promoverá um Sarau "Das Coisas de Dentro" no Terraço Cultural do Palácio da Luz, restaurado e arborizado sob José Augusto Bezerra na presidência da Academia Cearense de Letras. 


Nesse evento serão homenageados in memoriam o Governador Parsifal Barroso, representado por seu neto Igor Barroso, Membro Benemérito da ACLJ, e o Prefeito Raimundo Girão, na pessoa de sua bisneta Alana Girão de Alencar, Membro Titular, porque foi na gestão de ambos que o espaço para o Terraço da Cultura foi criado.  

Um comentário: