domingo, 3 de junho de 2018

COLUNA VICENTE ALENCAR - Ed. 1273 (04.06.18)


VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1273
04 DE JUNHO DE 2018
SEGUNDA-FEIRA

FORTALEZA - Capital Brasileira do Livro
CEARÁ - Onde nasceu Capistrano de Abreu


CENTRO CULTURAL DO CEARÁ
empossa, nesta terça-feira, dia 5 de Junho, os membros de sua Ala Infanto-Juvenil. Oito nomes serão apresentados em solenidade, ás 19h30min, no auditório do Sindicato dos Médicos, Rua Pereira Filgueiras, 2020, 9º andar, onde será realizada a reunião sob a Presidencia da Acadêmica Vanessa Gomes de Moraes.

CASA DE LIVROS USADOS
"Sebo" O GERALDO. Rua 24 de Maio, 950, no Centro. Aberta de 8 da manhã às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Livros a partir de 10 reais. Vá lá, você encontrará o Livro que procura.

A PARTIR DAS 10 HORAS
da manhã desta segunda-feira, nova reunião do Colégio de Presidentes de Academias e Entidades Culturais. Todos os Presidentes e representantes estão sendo lembrados da importância do Encontro, que ocorrerrá na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1.

LEIA:
"Quem fala mal de mim pelas costas, está no lugar certinho, atrás de mim" (Anônimo).

CARLOS AUGUSTO VIANA
estará lançando, nesta quarta-feira, dia 6 de Junho, o seu mais novo livro: "A Literatura Cearense Através de Ensaios". O local será o Espaço Cultural José Telles, no Ideal Clube. Entrada pelo portão da Av. Rui Barbosa.

INSTITUTO CEARENSE 
de Cultura Portuguesa promoveu a Semana de Estudos da Obra de Domingos Olímpio. Presença de alunos, que se preparam para exames às Faculdades.

O PRESENTE NO PASSADO
é o título do novo livro do Professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará, ex-Secretário de Educação do Estado e ex-Presidente (primeiro) da Academia Cearense de Engenharia. O lançamento acontecerá no próximo dia 30 de Junho, em umn café da manhã. Um novo horário para a Cultura. O local ainda não foi confirmado.

O PROFESSOR GONZAGA MOTA
ex-Governador do Estado, está com a sua LIVRARIA DO ESCRITOR CEARENSE (Livraria do Gonzaga) a disposição dos autores e leitores cearenses. Está localizada na Rua Beni Carvalho, 159, Conjunto 104, entre as Avenidas Desembargador Moreira e Av. Virgílio Távora.

ESTÁ EM SITUAÇÃO DEPLORÁVEL
a Av. Desembargador Moreira que liga a Av. Beira Mar à av.pontes vieira. O número enorme de buracos na via prejudica a todos. Para quem apelar?

SOCIEDADE CEARENSE 
de Geografia e História tem reunião confirtmada para o dia 19 deste mês, uma terça-feira, na Casa de Juvenal Galeno, às 16 horas. Geralmente, a reunião ocorre no dia 16. porém, como neste mês será num sábado, aconteceu a mudança.

A TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO,
neste mês de Junho, acontecerá dia 12, véspera do Dia de Santo Antonio. O local como sempre, o auditório da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1 às 9 horas e 30 minutos, prosseguindo até às 11 horas e 30 minutos.

"... CONHECENDO O MUNDO"
é o titulo do novo livro da Escritora Adelaide Flexa Barreto.
o lançamento ocorrerá nos próximos dias, mas, a data não foi definida nem tampouco o local.

ESCRITOR VICENTE TEIXEIRA
concluiu os trabalhos do seu mais novo livro: “Crenças, Mitos e Verdades”, que será lançado em breve. Vicente Teixeira é um dos nomes de destaque da ALMECE.

PROGRAMA VICENTE ALENCAR, 
Educação, Cultura e Esporte – vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário das 22 às 23 horas, pela Rádio Assunção Cearense, AM 620. Você pode sintonizá-la, também, no Celular, através do Aplicativo, e no seu computador.

APESC –
Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará já está recebendo trabalhos literários, para o segundo número de sua Revista, com editoria de Edmar Ribeiro.

PERMANECEM ABERTAS
as inscrições do FESTIVAL JUNINO DA CANÇÃO, promoção da AOUVIR – Associação dos Rádio Ouvintes do Ceará, presidida pela Pesquisadora Verônica Fontenelle. O prazo terminará no dia 01 de Julho, para compositores e cantores. Os originais devem ser enviados à Casa de Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128, no Centro. O FESTIVAL será realizado dia 15 de Julho no Auditório Nenzinha Galeno.

A ACADEMIA FEMININA DE LETRAS
do Ceará esteve reunida sábado á tarde, e vai eleger sua Diretoria neste mês. A Escritora Clara Lêda será reeleita Presidente, por aclamação.

PAULO VERAS, 
o Administrador e Escritor cearense de muitos méritos, convidando para o lançamento do seu livro – Parlamento de Estagira – Será dia 13 de Junho, data consagrada a Santo Antonio, no Espaço Cultural José Telles, no Ideal Clube, com entrada pela Av. Rui Barbosa.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES:

– UM MAR DE SAUDADES – Na Transversal do Tempo, de Francisco José Costa Eleutério.

– ALZIRA – Caprichos de um Destino, de José Maria Chaves.

– TRAÇOS DA MEMÓRIA – LAÇOS DA PROVÍNCIA, de Reginaldo Vasconcelos.

– CONSAGRAÇÃO À POESIA – poemas, discursos, artigos
de Linhares Filho (Príncipe dos Poetas Cearenses).

– MADRUGADA FRIA, de Vicente Alencar.

UMA TROVA: 

Imagino Deus falando
com toda sua brandura
lá do monte apostolando
os seus fiéis com ternura.

VITAL ARRUDA
(Da União Brasileira de Trovadores-UBT F



Nenhum comentário:

Postar um comentário