sexta-feira, 5 de maio de 2017

NOTA ACADÊMICA - 6ª ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA


SEXTA ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA DA
ACADEMIA CEARENSE
DE
LITERATURA E JORNALISMO

“O TREM QUE CHEGA É O MESMO TREM DA PARTIDA”

Foi plena de êxito a 6ª Assembleia Aniversária da ACLJ, na noite de ontem (04.05.17), no Palácio da Luz, solenidade em que foram descerrados mais dois retratos de  grandes jornalistas e literatos cearenses do passado, Dorian Sampaio e Jader de Carvalho, obras pintadas a óleo que comporão a Galeria Pictórica dos Patronos Perpétuos da entidade, que está sendo paulatinamente produzida.


As pinturas estão sendo realizadas pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos, pintor retratista, com a ajuda luxuosa do professor Vlamir de Sousa, impressionista renomado, restaurador oficial do acervo da Academia Cearense de Letras, de talento ancestral, porque filho de um casal de artistas plásticos.

O primeiro artista faz a pesquisa iconográfica dos modelos ilustres, reunindo assim um conjunto de imagens paradigmas, geralmente fotografias em preto e branco, às vezes de qualidade sofrível, para esboçar e produzir um retrato em tinta acrílica, tendo em vista sua intolerância alérgica à tinta a óleo, que é então aplicada pelo professor Vlamir de Sousa.



Muito emocionado e emocionante o discurso proferido por Dorian Sampaio Filho, após descerrar o retrato paterno com a irmã Isa, e não menos comovidas as palavras de Cid Carvalho, que por seu turno desvelou o retrato do pai, Jader de Carvalho, ao lado de seu filho Antonino.

Pelo link abaixo, acesse o discurso proferido por Dorian Sampaio Filho





Na sequência, a ACLJ distinguiu com o título de Mérito Jornalístico um jovem repórter, em seguida a um radialista veterano, dessa maneira estimulando um novo talento, na categoria “Revelação”, e prestando reconhecimento do valoroso trabalho de um consagrado profissional com Status Sênior.


O jovem repórter da TV Verdes Mares Almir Gadelha foi o primeiro agraciado, pelo seu desempenho excepcional na apresentação do quadro Vida Real, dentro da 1ª Edição do noticioso CETV, em que entrevista pessoas dos bairros periféricos em busca de Talentos da Comunidade, aplicando com muita graça o jargão popular cearense, de forma séria e aspeada, demonstrando domínio, respeito e apreço pelos nossos regionalismos culturais e idiomáticos.

O radialista Ronald Machado foi o segundo condecorado, por ter concebido um formato virtuoso de programa radiofônico de debates, denominado Dimensão Total, que ele apresenta há 18 anos nas manhãs de domingo, atualmente pela Rádio Assunção Cearense, com uma versão pelo canal fechado TV Mais. Nesse programa ele reúne a cada semana uma plêiade de luminares cearense, para discutir os assuntos mais candentes do momento.

Ronald Machado foi representado pelo produtor do seu programa, Alexandre Maia, que recebeu em seu nome o diploma e o distintivo de lapela.


De forma muito comovida, Alexandre esclareceu que a ausência física do radialista agraciado se devia ao seu delicado e penoso estado de convalescença, terminando por recomendar a todos os presentes que elevassem orações pela sua saúde, abalada por grave enfermidade.

Ao final falaram lindamente os acadêmicos Nirez, que abordou mais especificamente o aniversário de seis anos da ACLJ; Vicente Alencar, que fez a leitura de um trecho do poema épico Iracema, de José de Alencar, seu antepassado e patrono de sua cadeira acadêmica; e Reginaldo Vasconcelos, o qual fez referência à data aniversária, acrescentado diversos registros importantes.

Em sua fala, o Presidente Reginaldo comparou a academia literária a um trem imaginário, em que as cadeiras vitalícias correspondem aos vagões, e considerou que os aniversários da confraria representariam uma estação ferroviária, em que se chega da jornada de mais um ano, e já se embarca para uma aventura nova, citando para tanto verso de uma canção do Milton Nacimento: “O trem que chega é o mesmo trem da partida”.

E também exaltou trabalhos jornalísticos e literários dos dois retratados da noite, Dorian e Jáder, bem como referiu e mostrou obras de acadêmicos da ACLJ editadas nos últimos doze meses, portanto entre o seu quinto e o seu sexto aniversário, evidenciando a intensa produção intelectual dos integrantes da entidade.

Fez alusão ao belíssimo trabalho lítero-fonográfico da acadêmica Inês Mapurunga, sobre o maracatu e outros ritmos populares cearenses; ao novo livro sobre hidrografia e açudagem, do confrade Cássio Borges, a maior autoridade nesse campo no Estado, talvez no País; e disponibilizou aos presente exemplares do livro de crônicas De Família, uma coletânea de textos de Dorian Sampaio e de Dorian Sampaio Filho, que os autografou.


Por fim, Reginaldo recitou trechos da clássica rapsódia Terra Bárbara, de Jader de Carvalho, e o belíssimo poema telúrico que dá nome ao mais recente livro do poeta Luciano Maia, Os Longes.

No link abaixo se pode acessar a íntegra do discurso.




Compareceram à solenidade os acadêmicos José Augusto Bezerra, Altino Farias, Aluísio Gurgel, Antonino Carvalho, Arnaldo Santos, Cândido Albuquerque, Cássio Borges,  Cid Carvalho, Concita Farias, Djalma Pinto, Denise Gurgel Sampaio, Dorian Sampaio Filho,  Humberto Ellery, Inês Mapurunga, Karla Karenina, Luciano Maia, Nirez, Paulo Ximenes, Reginaldo Vasconcelos, Rui Martinho Rodrigues, Vianney Mesquita e Vicente Alencar.

Virtualmente presentes, porque comunicaram com antecedência e apresentaram as devidas justas causas, portanto livres das sanções regimentalmente previstas para o absenteísmo institucional, os acadêmicos Augusto Borges e Evaldo Gouveia, por motivo de saúde. Também lamentaram ausência, em razão de viagem, os Beneméritos Graça Dias Branco da Escóssia e Igor Queiroz Barroso.


Compuseram a mesa de honra o Presidente Reginaldo Vasconcelos, o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o Presidente de Honra Cid Carvalho, o Benemérito José Augusto Bezerra, e os Membros Titulares Fundadores Luciano Maia, Dorian Filho e Karla Karenina.

A confreira Karla Karenina apresentou à ACLJ, por ocasião do evento, uma candidata que ela propõe à disputa da titularidade de uma cadeira vitalícia da confraria, reforçando a sua ala feminina. Trata-se da advogada, psicanalista e escritora Alana Girão de Alencar, neta do grande Raimundo Girão, que na imagem posa com a sua proponente, entre o seu marido e o Presidente Reginaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário