sexta-feira, 22 de maio de 2020

CRÔNICA - Máscara e Mascarados (AF)


MÁSCARAS E 
MASCARADOS
Altino Farias*




MÁSCARAS I

Na minha infância, anos 60, brincamos muito de bang-bang. Revólveres à cintura, era tiro para tudo que é lado. O bandido, com um lenço cobrindo o rosto, sempre levava a pior, tombando morto ao final do tiroteio. Esse era o combinado, nem sempre cumprido pelo fora da lei. Hoje tá difícil, não há mais armas para vender, e brincadeiras “violentas” só no videogame.


MÁSCARAS II

Início dos anos 60, nossa família fez um passeio a uma pequena localidade, famosa na região por suas fontes de águas minerais puríssimas. Lá havia um balneário muito simples, com uma piscina de água corrente, que reservava um horário só para mulheres. Como papai não conhecia esse detalhe, fomos todos conhecer a casa. Chegamos exatamente no horário em que o mulherio estava bem à vontade, e foi um alvoroço danado, com jovens e senhoras correndo em busca de abrigo. O curioso é que a maioria escondeu o rosto ao invés de proteger as partes. Tem lógica, se não se sabe quem é, o resto pouco importa.


MÁSCARAS III

Uma verdadeira legião de super-heróis povoa os sonhos de crianças e adolescentes desde os anos 50. Benfeitores da humanidade escondem-se atrás de uma máscara para preservar suas identidades e, assim, continuarem suas lutas contra o mal e salvar o planeta mais uma vez.


MÁSCARAS IV


Mais de 50 anos depois, a lógica daquele balneário dos anos 60 está cada vez mais em voga, com muita gente se exibindo na internet, ao vivo e em fotos, em variadas e extravagantes performances sexuais, porém sem mostrar o rosto, ou com a identidade protegida por uma máscara, qual os heróis das estórias em quadrinho e aquelas mulheres do balneário.


MÁSCARAS V

Ao longo de toda a história da humanidade pessoas se escondem atrás de máscaras, por mil e um motivos, desde uma simples timidez até para praticar uma sórdida traição, passando por um drible meio inocente, ou necessário, na sociedade e seus valores recheados de hipocrisia.


MÁSCARAS VI

Hoje, a própria máscara é a heroína. No rosto de pessoas comuns, é a grande e decisiva arma contra a propagação do vírus que veio para mudar nossas vidas. Saúde a todos... E não esqueçam suas máscaras!


Em 21/05/2020, ano da pandemia do coronavírus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário