domingo, 16 de junho de 2019

NOTA ACADÊMICA - Assembleia Geral Extraordinária de 15 de Junho

ASSEMBLEIA GERAL
EXTRAORDINÁRIA
DE 15 DE JUNHO 


Bem concorrida e muito agradável a AGE da ACLJ que ocorreu na manhã do último sábado (15.06.19), no Ideal Clube de Fortaleza, na qual foi homenageado o Senador Cid Carvalho.

O local e o horário exóticos foram eleitos para maior conforto do Senador Cid Carvalho – e o Ideal Clube – na pessoa de seu ilustre Presidente, Alcimor Rocha Júnior, ofereceu estacionamento interno, o Salão Humberto Cavalcante, com acesso por elevador, e serviu uma sortida mesa de café da manhã aos acadêmicos e convidados.   

Na oportunidade, tomaram posse na dignidade de Membros Consortes: o empresário Sílvio Frota, marido da Dra. Paula Queiroz Frota, que é Membro Benemérito; o psicanalista Júlio Soares, casado com a poetisa Alana Girão de Alencar, que é Membro Titular.






COMENDA

 


















Cid Carvalho, que é Presidente de Honra da ACLJ, 84 anos, recebeu a Comenda Governador Parsifal Barroso, das mãos do Benemérito Igor Queiroz Barroso, em reconhecimento de sua longa militância na imprensa cearense, principalmente na radiofonia, de sua profícua atividade no magistério superior, de sua vitoriosa carreira de advogado e de sua notória atuação na política nacional, quando foi Senador Constituinte da República, nos anos 80 do século passado.   

A Comenda Governador Parsifal Barroso, que tem como paraninfo um dos grandes nomes da História recente do Ceará (1913-1986) – advogado, professor, jornalista, governador do Estado, Ministro do Governo Kubistchek – foi instituída para distinguir os mais tradicionais jornalistas cearenses, já tendo sido outorgada a J. Ciro Saraiva e a Lúcio Brasileiro – e agora ao insigne Cid Saboia de Carvalho. A láurea é configurada no diploma e na medalha, esta banhada em ouro, trazendo a imagem fotográfica do seu paraninfo no verso, e no anverso a do seu recipiendário.


POSSES

O título de Acadêmico Consorte foi instituído para distinguir os maridos das senhoras acadêmicas, de modo que estes possam se sentir mais bem integrados à confraria de que suas mulheres fazem parte.

Três Acadêmicos Consortes foram eleitos este ano, maridos de três acadêmicas, porque todas as demais confreiras são solteiras ou casadas com acadêmicos.

Os Acadêmicos Consortes são o Prof. Doutor Jório da Escóssia, marido da Benemérita Graça Dias Branco da Escóssia, que tomou posse na nossa Assembleia de 04 de maio,  e, desta feita, o psicanalista Júlio Soares e o empresário Sílvio Frota, cujas posses foram referendadas pelo Senador Cid Carvalho, a pedido dele mesmo, nesta solenidade de sábado.







MÉRITO JORNALÍSTICO

Ao final da solenidade foi exibido o condensado de um documentário sobre a vida do Dr. Cid Carvalho, produzido pela jovem jornalista Raíssa Araújo, a quem a ACLJ concedeu o título de Mérito Jornalístico, na categoria “Revelação”, que ela recebeu diretamente do seu biografado, com quem tem laços de afeto e de consanguinidade.



MESA

Compuseram a Mesa de Honra da solenidade o Presidente da ACLJ Reginaldo Vasconcelos, o seu Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o empresário Igor Queiroz Barroso e sua esposa, Dona Aline Barroso, o bibliófilo José Augusto Bezerra, o jornalista Arnaldo Santos, o professor Vianney Mesquita, o engenheiro Ângelo Guerra, a Dra. Paula Queiroz Frota e a poetisa Alana Girão de Alencar. Na imagens, o brinde tradicional com vinho do Porto.





CORPO ACADÊMICO

Presentes à solenidade os Acadêmicos Adriano Vasconcelos, Alfredo Marques, Alana Girão de Alencar, Antonino Carvalho, Arnaldo Santos, Cândido Albuquerque, Cássio Borges, Cid Carvalho, Dennis Vasconcelos, Dorian Sampaio, Geraldo Gadelha, Geraldo Jesuino, Humberto Ellery, Igor Queiroz Barroso, José Augusto Bezerra, Karla Karenina, Luciara Aragão, Nirez, Paula Queiroz Frota, Paulo César Norões, Paulo Ximenes, Reginaldo Vasconcelos, Rui Martinho Rodrigues, Totonho Laprovitera, Ulysses Gaspar e Vianney Mesquita.


PRESENÇAS VIRTUAIS

Virtualmente presentes, porque justificaram expressamente a sua ausência física, os acadêmicos Fernando César Mesquita e Wilson Ibiapina, que moram em Brasília; Roberto Moreira, Roberto Martins Rodrigues e Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, por motivo de doença; Inês Mapurunga, por casamento na família; Altino Farias, por razões profissionais; Djalma Pinto, que se encontra na Europa e Sávio Queiroz Costa, assim como Marcos André Borges, por fatos fortuitos de força maior. Os faltantes absolutos se expõe sempre à evidência de que afinal são prescindíveis. 


MESTRA DE CERIMÔNIA


A solenidade foi brilhantemente conduzida pela jornalista Simone Sucupira Pontes, atriz, poetisa e jornalista com mestrado na Inglaterra, Assessora de Comunicação do Prefeito Roberto Cláudio, apresentadora da Rádio  Atlântico Sul, do Grupo Cidade de Comunicação.


Simone tem profundas raízes ancestrais nas letras cearenses. Além dos ascendentes ilustres da família Pontes, ela é bisneta do antigo deputado federal Luiz Sucupira (1901-1997) – filósofo, poeta, jornalista, lente da UFC, imortal da Academia Cearense de Letras, autor da lei que instituiu o 07 de setembro como Dia da Pátria. Luiz Sucupira era filho de Carolino Sucupira, que deu origem ao nome de rua em Fortaleza, por um erro prosaico da edilidade, timbrado como Carolina Sucupira. Em primeiro plano na imagem, durante o discurso do Benemérito Igor Barroso. 


  
AGRADECIMENTOS 

Além do nosso preito de gratidão ao Dr. Alcimor Rocha Júnior, Presidente do Ideal Clube, a ACLJ manifesta o seu agradecimento à Jornalista Simone Pontes, que conduziu o cerimonial, à prestimosa Estefânia Studart, que produziu o diaporama, sonorizado com “Jesus Alegria dos Homens”, cujas imagens e seu fundo musical ilustraram a solenidade – bem como aos que colaboraram na técnica de som e projeção, e na cobertura fotográfica, Jô Nogueira, o músico Marcelo Melo e o casal Thiena e Flávio Pereira.  

3 comentários:

  1. Manhã de sábado fulgente, com momentos ímpares. Afora a movimentação da pauta,experimentei, com minha Socorro, a relevância de conversas edificantes com a Dra. Luciara Aragão, o Dr. Geraldo Gadelha, o Dr. Laprovítera e os Profs. Drs. Arnaldo Santos e Cândido Albuquerque, este postulante a Reitor da nossa Universidade Federal do Ceará.
    Mais uma vez, os pleonásticos parabéns ao Dr. Reginaldo Vasconcelos e à sua diligentíssima equipe.
    Que coisa boa é falar assim...!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver cada dia mais a ACLJ elevando sua dignidade de ser viva e atuante na sociedade.

    ResponderExcluir