domingo, 21 de agosto de 2016

DISCURSO - Sessão da Saudade de Dona Yolanda (IQB)


DISCURSO DE
IGOR QUEIROZ BARROSO
NA SESSÃO DA SAUDADE DE
DONA YOLANDA QUEIROZ




"Quando uma pessoa é nobre por generosidade e magnanimidade, essa nobreza é suprema", disse Platão.

Ao evocar nesta noite a memória de Yolanda Queiroz, percebi que essa afirmação se aplicava à minha avó que era generosa e magnânima. Porque, segundo o sábio grego, uma pessoa nobre desenvolve no espírito quatro espécies de excelências: a Prudência – Dona Yolanda tinha uma conduta absolutamente correta; a Justiça – Dona Yolanda adotava decisões justas tanto nas relações pessoais como na condução dos negócios; a Coragem – Dona Yolanda era de inabalável firmeza nas adversidades; e enfim a Moderação – Dona Yolanda possuía o controle de suas emoções.

Esses mesmos ideais platônicos são havidos como virtudes cristãs, porque Dona Yolanda era uma verdadeira serva de Deus e foi uma cristã exemplar, tendo vivido segundo os preceitos evangélicos todas as fases de sua vida laboriosa. De jovem adolescente cheia de esperanças, casou-se, gerou filhos e teve a bênção de brincar com netos e bisnetos.

Obrigada pelo destino a assumir a responsabilidade empresarial, respondeu a esse encargo difícil, sem abandonar a sua função de mãe, avó e de amiga. Foi o mais forte elo de união da família, o sol irradiador de ternura e da compreensão, uma imensa capacidade de dar amor, perdoar, de atrair para si a confiança dos que a cercavam. Tratava a todos com simplicidade e se comunicava de forma direta com amigos e colaboradores. A delicadeza e o carisma de sua personalidade foram a chave para o bom desempenho de sua missão terrena em todas as áreas.

Dona Yolanda participou da fundação e consolidação de um dos maiores grupos empresariais do Brasil e construiu uma relação afetiva com o povo do Ceará, que permanecerá sempre na sua lembrança. Ela cultivava a música se deleitava com as artes plásticas, a literatura e os filmes, ainda dedicava tempo aos assuntos da educação e do jornalismo. Ela mesma se definiu como uma pessoa “bem-humorada, curiosa e feliz”.

Todos nós aprendemos a amar Dona Yolanda pelo que ela era como pessoa humana digna e honrada. Eu, particularmente, tive na sua convivência momentos inesquecíveis como o seu primeiro neto e que passou grandes temporadas residindo em sua casa.

Lembro-me de que, algumas vezes, eu saía com ela para passeios de bugre e ela segurava os cabelos louros contra o vento; a acompanhava aos cinemas para assistirmos juntos aos filmes de bang-bang e faroeste com seus artistas preferidos.

Aprendi com ela a ser grato por tudo que recebo dos outros, a não ralhar com meus filhos e a ser tolerante em sociedade. Ela me telefonava para me convidar pessoalmente para seus almoços de domingo e dizer que precisava conversar comigo.

As recordações são inumeráveis e todas elas não fazem senão ressaltar as suas qualidades de um ser humano privilegiado pelos dons de Deus, cujo maior legado, para mim, foram as preciosas lições de sabedoria e amor à vida.

Essa Augusta Academia Cearense de Literatura e Jornalismo teve oportunidade de prestar homenagem em vida à Dona Yolanda. Tendo ela partido para a dimensão da eternidade, ela recebe esta homenagem póstuma o que reitera o apreço desse Sodalício à sua benfeitora.

Por isso, a presente sessão de memória conforta a minha família e, principalmente, a mim, como membro honorário desta seleta instituição acadêmica e que se sensibiliza e se deixa tocar pela saudade de uma avó inigualável com quem desfrutou da mais saudável intimidade familiar.

Dessa maneira, sou grato aos ilustres membros da ACLJ e, em especial, ao presidente Reginaldo Vasconcelos, pela feliz iniciativa desta solenidade. A todos os presentes, muito obrigado.

Igor Queiroz Barroso é
Neto a mater de Dona Yolanda Queiroz.
Contador e Administrador de Empresas pelo MBA - USA (Master of Business Administration).
Diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz.
12º Membro Benemérito da
Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário