terça-feira, 16 de agosto de 2016

CRÔNICA - Barbalha! (TL)


BARBALHA!
Totonho Laprovitera*


Aconteceu lá pelos idos anos 60. O sucesso musical do Estado do Ceará era "Ivanildo e Seu Conjunto". Ocorre que Ivanildo viu-se incomodado quando da chegada do paraense Alberto Mota, com sua orquestra, às terras alencarinas. 


A rivalidade dos maestros pegou fogo, e os partidos se formaram. Do lado do Ivanildo ficou o então jovem colunista social Edilmar Norões. Radialista e jornalista, respeitado desde cedo, com seriedade e competência, Edilmar defendia as raízes musicais cearenses de Ivanildo.

Pois bem. Certa vez, Ivanildo foi se apresentar no clube Cetama, na cidade de Barbalha. Edilmar, filho da terra, lá estava e comandava a principal mesa da festa. Cercado de amigos mil, com sua agradabilíssima desenvoltura deleitava a todos. 


Aí, o conjunto de Ivanildo tacou o pau a tocar Siboney e começou a animar a festa. Lá pelas tantas, parou e disse que iria apresentar uma recente composição dedicada à cidade. 

Animada que só, a música tinha uns breques em que todos bradavam: “Barbalha!”. Ao terminar a apresentação, Ivanildo revelou: “Senhoras e senhores, essa canção, composta em homenagem a Barbalha, tem letra de um ilustre filho da cidade, aqui presente, Edilmar Norões!”.




Barbalha 
(Ivanildo / Edilmar Norões)
Barbalha!



Nenhum comentário:

Postar um comentário