terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Gotas de História – 21 (JDVM)

FRANCISCO DE SÁ RORIZ E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE ODONTOLOGIA NO CEARÁ
Ac. José Dilson Vasconcelos de Menezes*


O elemento histórico é indispensável para a verdadeira caracterização de uma obra e mesmo para sua compreensão estética. (ALCEU AMOROSO LIMA. Rio de Janeiro, 11.12.1893 – Petrópolis, 14.08.1983). 


A Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará comemora seu centenário neste ano (2016).

Essa Instituição de Ensino Superior há prestado, no decorrer de um século de profícua atuação, excelente concurso, graduando profissionais farmacêuticos e cirurgiões-dentistas para servirem à sociedade.

Constituiu-se a segunda faculdade instalada no Ceará, porquanto, 13 anos antes, em 1903, havia sido constituída a Faculdade de Direito do Ceará.

A criação desse centenário estabelecimento deveu-se, principalmente, à obstinada atuação de Francisco de Sá Roriz, nascido em Jardim, no dia 18 de abril de 1867, filho de Belarmino Gomes de Sá Roriz e de Jacinta Auta de Alencar Roriz.

Considerando a escassez de recursos educacionais em Jardim, seus pais, desejosos de que Sá Roriz recebesse boa instrução, o confiaram, ainda jovem, ao seu padrinho, Comendador Vasconcelos, residente em Valença, na Bahia.

O Comendador, propenso a assegurar-lhe boa formação cultural e religiosa, matriculou-o no Seminário. Não se sentindo, porém, vocacionado para a vida sacerdotal, Sá Roriz fugiu do internato e viajou para Fortaleza, onde se matriculou na Escola Militar.

Tendo participado, em 1892, do levante dos cadetes contra o Governo do Coronel Clarindo de Queiroz, foi desligado da Escola Militar e incorporado às Forças Armadas, sendo designado para servir na guarnição de Manaus.

Em 1897, foi transferido para Alegrete-RS, onde, no posto de “Sargento de Brigada” (do Exército – não confundir com “Brigada”, como é chamada a Polícia Militar do Rio Grande do Sil), passou a servir no 3º Regimento de Artilharia Montada.

Nessa cidade conheceu o Major Fernando Setembrino de Carvalho, do qual se tornou amigo e, nos momentos em que conversavam, em diversas ocasiões, declarou que cultivava o sonho de concluir um curso universitário, a fim de, retornando ao Ceará, fundar uma faculdade em Fortaleza, porque não se conformava com a limitação que enfrentavam os jovens conterrâneos para prosseguirem seus estudos, pois na Capital cearense só existia uma instituição de Ensino Superior - a Faculdade de Direito.

Tendo sido Setembrino de Carvalho, em 1911, promovido a Coronel, foi transferido para Porto Alegre e, lembrando do forte desejo expresso por Sá Roriz, obteve a transferência dele para a Metrópole gaúcha. Com esse gesto, Setembrino colaborou no sentido de que Sá Roriz iniciasse a longa caminhada em busca da realização do sonho acalentado.

Chegando a Porto Alegre, de imediato, se matriculou no Curso de Odontologia, à época, com a duração de dois anos, de sorte que, em 1912, Sá Roriz graduou-se cirurgião-dentista.

Dois anos após, em 1914, em decorrência da deposição do Coronel Franco Rabelo, o então General Fernando Setembrino de Carvalho foi designado Interventor do Estado do Ceará.

Lembrando-se do amigo Sá Roriz, o convidou para comandar o 1º Batalhão de Polícia do Ceará. Dessa vez, um acontecimento político facilitou a realização do projeto cultivado pelo já ilustre jardinense, ensejando-lhe avançar na sua nobre caminhada em prol da ampliação do Ensino Superior no Ceará. Tendo aceito o convite, Sá Roriz desligou-se do Exército e, no dia 24 de maio de 1914, desembarcou em Fortaleza.

Estabelecendo-se na Capital do Ceará, iniciou as conversações com lideranças médicas, odontológicas e farmacêuticas, expondo o seu projeto de criação de uma faculdade.

Em 20 de novembro de 1914, reuniu, no edifício do Liceu, médicos, cirurgiões-dentistas e farmacêuticos para um encontro, objetivando a criação de uma Faculdade de Medicina, Farmácia e Odontologia.

Naquela oportunidade, foi instituída a Faculdade de Medicina Tropical, Farmácia e Odontologia, tendo sido aclamado diretor da novel Entidade o médico Dr. Eduardo Salgado.

No ano seguinte, entretanto, o Dr. Eduardo Salgado, interpretando o sentimento da categoria médica, declarou que haviam chegado à conclusão de que, em Fortaleza, ainda não havia as condições necessárias para o funcionamento de um estabelecimento de ensino médico. Sá Roriz, porém, não arrefeceu do seu intento e declarou que concentraria seus esforços na instituição de uma Faculdade de Farmácia e Odontologia.

As reuniões prosseguiram no consultório do Dr. Raimundo Gomes, localizado na rua Major Facundo nº 39 (altos) e, no dia 12 de março de 1916, foi fundada a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, pelos cirurgiões-dentistas Francisco de Sá Roriz, Raymundo Gomes, Pedro Veríssimo de Araújo, Mozart Catunda Gondim e Mamede Cirino de Lima, e pelo farmacêutico Affonso de Pontes Medeiros.

Naquela data, foi ministrada pelo Dr. Francisco de Sá Roriz. a aula inaugural, na sede do Centro Espírita Cearense, localizado no 2º quarteirão da rua Major Facundo.

O professor e médico José Leite Maranhão  catedrático de Higiene e Legislação Farmacêutica, em 1962, presidindo a Comissão Diretora dos Anais da Faculdade de Farmácia e Odontologia, referindo-se à valiosa contribuição de Francisco de Sá Roriz ao Ensino Superior do Ceará, registrou na mencionada publicação, o seguinte depoimento:

“A Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, simples ideia, a princípio, gerada numa obsessão psicodinâmica e evoluída numa gestação acidentada e heroica, sonho acalentado numa perspectiva de rara concepção altruística, tornou-se uma realidade magnífica, fecundada num prodígio de audácia e decisão, e aí está, para edificação da posteridade”.

Francisco de Sá Roriz, sem dúvida, foi o pioneiro laureado dessa obra benemérita: gerou a Faculdade, numa vigorosa decisão do seu apostolado humanístico, contribuindo, assim, decisivamente, para a ampliação do ensino no Ceará e  para a melhoria da saúde dos cearenses, em virtude da formação de farmacêuticos e cirurgiões-dentistas.

A Academia Cearense de Odontologia, fundada em 1984, num reconhecimento à magnanimidade da obra realizada por Francisco de Sá Roriz, o elegeu seu Patrono.

Lamentavelmente, não há outros registros de homenagem a esse militar e cirurgião-dentista que tanto benefício ensejou ao nosso rincão. Nem a Universidade Federal do Ceará, nem os Poderes Legislativos e Executivos do nosso Estado prestaram o merecido preito de gratidão a esse valioso cearense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário