quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ARTIGO - A Respeito dos Críticos (VM)

A RESPEITO DOS CRÍTICOS
Vianney Mesquita*


Qual o mais duro dos críticos? – O amador malogrado (J.W. GOETHE).




Decerto agastado com as opiniões dos comentadores de arte, de quem experimentou do látego, o poeta e artista paulistano Sérgio Milliet da Costa e Silva (20.09.1898-09.11.1966) demonstrou desagrado em relação a alguns deles, assim dizendo em conhecida expressão:

O crítico é um arquiteto a posteriori, habilitado a desmontar o conjunto da obra peça por peça, para dizer como foi feita e com que material. E nessa tarefa mexeriqueira de desmontagem e remontagem, mais de uma vez se engana e ficam sobrando parafusos (DELLA NINA, 1985, p.320).

Sobejas razões assistem ao escritor de Cartas à dançarina, pois os criticastros, quando não usam da louvaminha, da bajulação, fazem o reverso, retalhando comentários sórdidos, via de regra tangidos pela inveja e animados pela vindita. Os comentaristas de verdade são sóbrios nos seus escólios, pois leves nos reparos e parcimoniosos no elogio. Reprováveis são as críticas encomendadas, como censuráveis são as apologias e os ditirambos.

Gilberto Freyre, por sua vez, também reclama, ao exprimir a noção de que certos críticos, no Brasil quanto em Portugal, abrem um romance ou um poema à cata de pronomes mal colocados, erros de infinito, falhas de metrificação.

Para o Intelectual pernambucano, estes se comportam como simples guardas-civis da ordem gramatical, meros mata-mosquitos de higiene da Gramática (IBIDEM).

Outro expoente da nossa cultura a verberar contra os aristarcos brasileiros é Gladstone Chaves de Melo – político, filólogo e escritor pátrio (Campanha-MG, 12.06.1917- Rio de Janeiro, 07.12.2001) - ao se reportar, por exemplo, às increpações de José Feliciano de Castilho (irmão de Antônio, cego) e Franklin Távora, os quais, ao que se dizia, excitados com dinheiro oficial, moveram “injusto” e “impiedoso” esforço, de estudo, contra José Martiniano de Alencar, o filho, em relação à polêmica travada acerca da Confederação dos Tamoios, de Domingos José Gonçalves de Magalhães, o Visconde do Araguaia.

[...] é uma campanha de desmoralização e de descrédito, organizada e levada a efeito com técnica e minúcia, um ataque sistemático e constante ao político, ao jurista, ao dramaturgo, ao escritor... É a crítica soez, feita a retalhos. Castilho é o tipo do caturra, gramaticoide estreito, exsudando latim e erudição por todos os poros, arvorando-se em mestre do bom gosto, do estilo, em paladino da vernaculidade. (MELO apud LELLIS, In MESQUITA,1989).

No concerto internacional, consoante o enorme João W. Goethe (1740-1832), o mais cáustico dos críticos é o amador mais fracassado (IDEM, 1985), referência que, aliás, deve doer profundo em quem é assim conceituado.

Já o festejado escritor de O Vermelho e o negro, Stendhal (Henrique-Maria Beyle – Grenoble, 23.01.1783 – Paris, 27.03.1843), parte para a liça, aprestado com os aços da palavra, ao exprimir, revoltado, a uma pessoa que dirigia comentários com desaires a uma de suas obras: “Este homem não tem a minha opinião; logo, é um imbecil; critica o meu livro, logo é um celerado, ladrão, assassino, asno, falsificador, canalha, covarde”. (DELLA NINA, 1985, 319).

Também Jorge Cristóvao Lichtenberg (Ober-Ramstadt, 01.07.1742 – Gottingen, 20.02.1799), filósofo e primeiro docente de Física Experimental da Alemanha, acicata os maus críticos, ao exprimir a ideia de que, entre os maiores descobrimentos realizados pela mente humana, nos últimos tempos, figura a arte de julgar os livros sem sequer os folhear (IDEM), isto é, o não-li-não-gostei das mentes desprovidas, que comentam os escritos de alguém às vezes sem sequer proceder à leitura das guarnições.

Efetivamente, esses exemplos, pinçados de centenas de registos procedidos por pessoas afamadas e açoitadas pelos criticoides, conquanto verdadeiros, liberam a verve dos honestos comentaristas, os quais, à isenção, erigem aos seus devidos patins a arte produzida, conferindo-lhes o merecido lugar no panteão da história, conduzindo-os ou não à posteridade, resistentes ou não resilientes às intempéries e modismos , e.g., da indústria cultural, divisada, inauguralmente, por Max Horkheimer e Theodoro Wiesengrund Adorno.

Como primeira serventia, no entanto, intentamos com estas referências justificar a alegoria do nosso livro Arquiteto a Posteriori – apreciações críticas (UFC, 2013) – com a vênia do artista e escritor paulistano, referido no pórtico desde segmento.

Suplementarmente, também, expressamos a ideia de homenagear esse literato, de referência nacional e mundial, como jornalista, poeta bilíngue (escrevia em Francês – seu avô tinha esta por nacionalidade) e tradutor.

Consoante assere o historiador literário e escritor do concreto, paulista Mário da Silva Brito (Dois Córregos, 14.09.1916),

[...] nome de importância na história da cultura de vanguarda no Brasil, tendo-se interessado por todas as manifestações inovadoras surgidas no País, a partir da Semana da Arte Moderna, da qual foi participante. Fez polêmica modernista, notadamente a irrompida entre os próprios grupos renovadores, e, pela sua busca de equilíbrio, já o apontaram como o elo de ligação (sic) entre os modernistas históricos e as novas gerações suas sucessoras (Apud  MENESES, 1969, p. 840).

Expressa, ainda, esse seriíssimo analista da Literatura brasileira o fato de que, da obra em língua prosa do Poeta de Par le sentier e Les départ sans pluie, tem destaque, “[...] especialmente para o conhecimento da evolução do Modernismo, e, notadamente, da poesia dessa fase, a série intitulada Diário Crítico – vasto painel que documenta as ideias, os livros e os autores do período que abrange”. (IBIDEM, pp. 840-1).

Nossa homenagem e reconhecimento a este, que abre Arquiteto a Posteriori e apadrinha as dezenas de produtores cearenses ali comentados, em seus escritos de Ciência e Tecnologia e Literatura, em uma reunião de artigos, guarnições, quartas-capas, pronunciamentos e prefácios ao longo de algum tempo e que não perderam atualidade nem essência, de sorte a ter valido a pena – pensamos – guardá-los e, então, os trazer enfeixados em livro.

Chamamos a atenção para o fato de que não nos consideramos um arquiteto ao depois, ao jeito como diz Sérgio Milliet, porquanto não desmontamos nem remontamos nada, limitando-nos a comentar – sem bater os autores e tampouco os adular. Também optamos por não escrever acerca de escritos de má qualidade, nem tomar de assalto os bons textos, impingindo-lhes, adredemente, defeitos nestes não contidos, como procedem certos comentadores para estimular a arenga e proceder à vindita, pois (e isto é uma glória) não constituímos desafetos. Os textos comentados no Arquiteto a Posteriori são, todos, de boa qualidade.

Neste comenos, pedimos cortesia aos leitores para reproduzir a epígrafe do nosso volume de estreia – Sobre livrosaspectos da editoração acadêmica – publicado pelas Edições UFC em 1984. Historicamente, consoante a pesquisadora Leilah Santiago Bufrem, na investigação Editoras Universitárias Brasileiras – uma crítica para a reformulação (São Paulo: EDUSP. 2001), nosso livro há pouco mencionado é o primeiro da área de editoração acadêmica no Brasil.

Prefalada epígrafe é da colheita de Pavel Dmitriyevich Korin {Palek (Ivanovo Oblast), 08.07.1892 – Moscou, 22.11.1967}, pintor e restaurador de arte, conhecido e admirado pelo tamanho enorme de suas peças e em razão do extraordinário realismo.

A menção coincide com a nossa intenção ao preparar o Arquiteto a posteriori.

Mi articulo no es un tratado cientifico ni um programa, sino mas bien meditaciones em lo alto de um puerto montañoso, cuando el largo camiño queda ya atrás, pero la cima se encuentra todavia delante desde la altura conquistada por nuestro arte desde la altura de los ideales e objetivos del siglo, se siente la necessidade de ojear em torno, de mirar atrás y de avizorar el futuro. Ocurre eso porque el presente es siempre um puente entre el pasado y el porvenir.

Naturalmente, non pretendo plantear todas las cuestiones transcendentales del arte contemporâneo, ni, mucho menos, resolverlas. Pero hay algo que quiero dejar fuera de dudas, y desde las primeras paginas, hablo, em recuerdo a Montaine:

Esse libro es sincero, lector!

BIBLIOGRAFIA

BUFREM, Leilah Santiago. Editoras Universitárias. Uma Crítica para a Reformulação. São Paulo: EDUSP, 2001.
LELLIS, Raul Moreira de. História Literária do Brasil. São Paulo: Nacional.1970.
MENESES, Raimundo de. Dicionário Literário Brasileiro. (Ilustrado). São Paulo:Saraiva, 1969.
MESQUITA, Vianney. Sobre Livros – Aspectos da Editoração Acadêmica. Fortaleza/Edições UFC; Brasília: PROED-MEC, 1984.
MESQUITA, Vianney. Impressões – Estudos de Literatura e Comunicação. Fortaleza: Agora, 1989.
NINA, A. Della. Dicionário da Sabedoria. São Paulo: Fitipaldi, 1985.




Nenhum comentário:

Postar um comentário