terça-feira, 29 de agosto de 2017

NOTA ACADÊMICA - "Honrosa Blitz"


UBIRATAN AGUIAR
E A
HONROSA BLITZ ”


Uma comissão da ACLJ, composta pelo Presidente Reginaldo Vasconcelos, o Secretário-Geral Vicente Alencar, o Tesoureiro Paulo Ximenes e Arnaldo Santos, integrante da Decúria Diretiva, compareceu a uma audiência com o Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), marcada para a manhã desta terça-feira (29.08.17), em seu gabinete no Palácio da Luz.

O pretexto apresentado pela comissão ao marcar a audiência era discutir detalhes da Assembleia Geral da ACLJ, que ocorrerá na próxima quinta-feira (31.08.17), no auditório da ACL, a qual o Ministro Ubiratan presidirá  o que lhe constrangia, por não estar ele ainda investido como membro da nossa entidade. Virtualmente presentes o Presidente Emérito da ACLJ, Rui Martinho Rodrigues e o Presidente Emérito da ACL, José Augusto Bezera, impedidos por justas razões de comparecer fisicamente.

Na verdade o grupo pretendia dar posse ao Ministro Ubiratan na dignidade de Membro Benemérito da ACLJ, para a qual o seu nome fora proposto pelo acadêmico Arnaldo Santos desde a instalação da Academia de Jornalismo, há seis anos, e para a qual fora aclamado, mas cuja correspondente investidura oficial nunca ocorrera, em face das muitas tribulações de sua agenda àquela época, no Tribunal de Contas da União.



Sempre bem humorado, Ubiratan ficou surpreso e exultante com aquela “honrosa blizt” que lhe dava posse nuncupativa* na ACLJ, confessando ele, entretanto, sua justa preocupação em assumir mais obrigações institucionais, dentre tantas que já contraiu com as muitas entidades culturais de que faz parte, e que ele não quer negligenciar. 


Mas lhe foi esclarecido pelo jornalista Arnaldo Santos, proponente do seu nome, que o título de Membro Benemérito da ACLJ é um preito de reconhecimento de sua profícua atividade pela cultura cearense, láurea que lhe conferirá todos os atributos dos membros titulares da instituição, mas nenhum dos deveres sociais que a estes se cometem.





A Secretária da ACL, Cláudia Queiroz, cúmplice da blitzfoi incumbida de vestir no Presidente Ubiratan, novo Benemérito, a sua pelerine ritual. Fazendo os registros fotográficos Jocélia Nogueira, uma das colaboradoras da ACLJ.






















*Solenidades nuncupativas – do latim, proclamado em voz altasão aquelas realizadas entre seis pessoas no mínimo, por justa causa ou razão emergencial. São comuns os casamentos assim celebrados em alto mar por comandantes de navios, com o número mínimo de testemunhas, e que têm a mesma validade jurídica daqueles realizados por sacerdotes, tabeliães e juízes de paz, em ambientes públicos, ante plateias numerosas.



COMENTÁRIO:

Em “blitzen” desta natureza, caro Ministro, bem que queria eu sempre ser pegado. Merecimento não lhe falta. E a ACLJ é justa e agradecida. Louvo a iniciativa.

Vianney Mesquita


Um comentário:

  1. Em "blitzen" desta natureza, bem que queria eu sempre ser pegado.
    Merecimento não lhe falta. E a ACLJ é justa e agradecida. Louvo a iniciativa

    ResponderExcluir