quinta-feira, 3 de agosto de 2017

LIVRO - Eita, Pau Pereira! (RV)


EITA, PAU PEREIRA!
Reginaldo Vasconcelos*




O ex-deputado Iranildo Pereira está lançando um livro de memórias que escreveu, que intitulou “Pau Pereira”. Grande combatente da velha política, Iranildo Pereira foi fundador do MDB. Sobre ele Ulisses Guimarães disse uma vez que se a coragem imunizasse a pessoa Iranildo seria imortal.

Oriundo de Santana do Cariri, cidade cearense da qual seu pai era prefeito, veio para Fortaleza de trem a vez primeira, ainda menino, saga que ele conta no livro com detalhes de uma graça impagável.

Cursou o Liceu, formou-se em Direito, mas tendo sido iniciado na política pelo pai, na corrente do Deputado José Martins Rodrigues, do PSD (pai do nosso decano Carlos Roberto e prino do nosso Presidente Emérito Rui Martinho), permaneceu nela a vida inteira, até se aposentar dos comícios, das campanhas, dos palanques, das tribunas.

O termo “Pau Pereira”, que dá nome ao livro, remete à madeira dura de uma árvore nordestina, o pereiro, assim denominada porque as folhas lembram as da fruteira europeia que produz peras, origem do sobrenome de Iranildo. Qualificar algo ou alguém como pau pereiro significa lhe reconhecer força e resistência. 

A expressão seria masculina – pau pereiro – mas foi assim popularizada na canção “Paraíba”, de Luiz Gonzaga, em referência à fibra do povo daquele Estado, cujo nome é do gênero feminino: “Eita, pau pereira, meu bodoque não quebrou / Eita, Paraíba, mulher macho sim, senhor / Paraíba masculina, mulher macho sim, senhor”.

Então, de forma inteligente, Iranildo Pereira, tendo em vista a bravura com que enfrentou a vida, que ele narra no seu livro, e aproveitando a coincidência com o seu sobrenome, deu à sua obra esse nome: “Pau Pereira”.

O livro, muito bem escrito, gostosíssimo de ler, foi composto e impresso na Editora RDS, do nosso confrade acelejano Dorian Sampaio Filho, contou com a minha revisão profissional e será apresentado pelo Governador Lúcio Alcântara, por acaso nosso Membro Benemérito, para nossa honra e júbilo.




Estamos todos convidados. Eita, pau pereira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário