domingo, 26 de março de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Medalha da Abolição 2017


MEDALHA DA ABOLIÇÃO 2017


O Governador Camilo Santana, na tarde-noite deste sábado (25.03.17), no Centro de Eventos de Fortaleza, promoveu a entrega da Medalha da Abolição, a mais importante condecoração do Estado, outorgada aos seis destaques deste ano.

Foram agraciados desta vez o Ministro Napoleão Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, e o empresário Carlos Jereissati, da rede de shopping centers Iguatemi – esses dois sem qualquer inflexão ideológica. 


Além deles, a professora Luíza de Teodoro, o psiquiatra Valton Miranda Leitão Júnior, o agitador cultural cratense Alemberg Quindins e o ex-governador Ciro Ferreira Gomes, estes de coloração socialista.



O Ministro Napoleão se pronunciou sucintamente, citando o seu amor à família avós, pais, filhos e netos  como também ao Ceará, e particularmente à sua cidade de Limoeiro do Norte. 

Carlos Jereissati, também fazendo uma fala econômica, teve, entretanto, o discurso mais sentimental, com citação da professora que o alfabetizou, dizendo um verso, e embargando a voz na emoção mais desabrida.  

A Profa. Luíza, convalescendo de uma pneumonia em internação hospitalar, não pôde comparecer, mas foi representada por um aluno seu, que fez verberar no sistema de som um pronunciamento gravado por ela, de regozijo e gratidão.

O médico Valton, que com a idade avançada perdeu a visão, fez um discurso mais longo, frisando o momento dramático que o País vive, e insinuando imputar toda a culpa ao PMDB de Michel Temer, que referiu de forma cifrada como “vampiro”, dando mote para que algumas vozes isoladas, do fundo do salão, gritassem o slogan “fora Temer!”.

O ativista cultural Alembeg Quindins agradeceu ter sido lembrado, e aludiu à sua disposição de continuar lutando à frente da sua Fundação Casa Grande – referindo expressamente à sua jovem mulher e colaboradora Rosiane Limaverde, e de forma indireta ao drama de a haver perdido para o câncer de ovário há apenas cinco dias.

Por fim, fugindo ao seu estilo habitual, Ciro Gomes foi discreto e elegante no verbo, comportado e comedido, sem qualquer impropério e sem nenhum destempero, talvez já compondo o tipo adequado a um futuro candidato à Presidência da República.

A ACLJ estava representada no evento pelo seu Presidente, Reginaldo Vasconcelos, e pelos acadêmicos Arnaldo Santos, Vianney Mesquita, Paulo César Norões, Luciano Maia, Marcos Maia Gurgel e Totonho Laprovitera.

Um de nossos membros Beneméritos, a Dra. Graça Dias Branco da Escóssia também esteve presente, acompanhada pela sua ilustre genitora, Dona Consuelo Dias Branco, Presidente do Conselho de Administração do Grupo M. Dias Branco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário