segunda-feira, 6 de março de 2017

NOTA FÚNEBRE - Morre Shiran Milton Moreira


O VENERÁVEL E CENTENÁRIO
MESTRE DE JUDÔ
SHIRAN 
MILTON MOREIRA
CHEGA AO DOJÔ CELESTE


Faleceu hoje em Fortaleza, aos 100 anos de idade, Milton Moreira, o mais antigo professor de Judô no Ceará.

Milton Nunes Moreira nasceu no dia 24 de Janeiro de 1917 em Fortaleza. Na juventude trabalhou como sapateiro, alfaiate, instrutor de Jiu-Jitsu, e a partir dos quarenta anos de idade passou a dedicar a vida ao ensino do Judô.

Em 24 de Janeiro de 1967 criou o Centro de Judô Cearense, que depois foi renomeado para Academia Judô Clube Sol Nascente, nome que a instituição tem até hoje.




Milton Moreira era faixa preta de Judô, em 9º Dan, o mais elevado grau dos professores, correspondente à faixa especial vermelha e branca, que identifica os “mestres dos mestres”, os quais recebem o título honorífico de “Shiran”, concedido pela Confederação Brasileira de Judô.
Em maio de 2015 o Shiran Milton Moreira recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta condecoração da nossa edilidade, por proposição da Vereadora Germana Soares.



Em novembro do mesmo ano, por proposição do acadêmico Vicente Alencar, a ACLJ outorgou ao venerando Prof. Milton Moreira a Comenda Educador Edilson Brasil Soares, que ele recebeu das mãos do nosso confrade Ednilo Soares, filho do paraninfo da medalha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário