sexta-feira, 18 de novembro de 2016

NOTAS ACADÊMICAS


CICLO ANUAL DE CONFERÊNCIAS
DA 
ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS

A Academia Cearense de Letras (ACL) está realizando o seu Ciclo Anual de Conferências, em que reúne palestrantes que discorrem sobre o tema eleito para cada edição, pela coordenação do evento, que tem à frente a acadêmica da ACL, Ângela Gutierréz, professora e escritora.

A plateia é formada por literatos, professores e estudantes, e por quaisquer interessados que se inscrevam, gratuitamente, para participar das audiências.

As conferências deste ano estão sendo realizadas em confortável auditório do Palácio da Luz, sede da ACL, recentemente reformado, e o tema geral é “A Cidade de Fortaleza na Literatura”, tendo em vista que a Capital do Ceará está fazendo aniversário.

As duas primeiras palestras foram realizadas nos últimos dias 16 e 17 de novembro, e as próximas serão nos dias 22 e 23, sempre entre as 16 e as 18 horas, tendo o titular da entidade centenária, o bibliófilo José Augusto Bezerra, na presidência dos trabalhos.  

O primeiro colóquio foi proferido pelo Prof. da UFC José Borzacchiello da Silva, cuja formação é a Geografia Humana, com ênfase na Cidade de Fortaleza, o qual discorreu sob o título “A cidade como chão poético de um povo apaixonado”.

A segunda palestra, do Prof. do IFCE Elder Vidal, mestre em literatura, que resenhou o livro “O Mundo de Flora”, da professora e escritora Ângela Gutierrez, obra ambientada em Fortaleza. O Prof. Elder, profundo conhecedor da literatura cearense, tem se dedicado a estudar o processo criativo “angelino”.


DIA DA LITERATURA NA 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Assembleia Legislativa do Ceará, por proposição do Deputado Estadual Heitor Ferrer, realizou, na noite de ontem, dia 17 de novembro, solenidade comemorativa do Dia da Literatura Cearense, instituído na data de aniversário da escritora Rachel de Queiroz.

A cerimônia, coordenada pelo escritor Barros Alves, da Academia Cearense de Retórica, homenageou acadêmicos de diversas entidade literárias, como Reginaldo Vasconcelos e Arnaldo Santos, da ACLJ.

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo Deputado Heitor Ferrer, ladeado pelo ex-governador Gonzaga Mota, pelo Prof. Rui Martinho Rodrigues e pelo jornalista Vicente Alencar, Presidente Emérito e Segundo Secretário da ACLJ, respectivamente.


SHOW DE EVALDO GOUVEIA

Evaldo Gouveia fará show na noite de amanhã, sábado, dia 19 de novembro, no anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

O compositor cearense Evaldo Gouveia, 84 anos, é um ícone da música romântica brasileira, com uma extensa obra, grande parte em parceria com o capixaba Jair Amorim, falecido em 1993.

Suas músicas fizeram sucesso nacional entre as décadas de 50 e 80, quase todas interpretadas pelo cantor mineiro Altemar Dutra. Antes de brilhar como compositor, Evaldo conquistou fama, no Brasil e no Exterior, como integrante do conjunto vocal Trio Nagô.

Evaldo Gouveia, que é Membro Benemérito da ACLJ, é tema de um livro biográfico, de autoria do acadêmico acelejano Ulysses Gaspar, intitulado “O Que Me Contou Evaldo Gouveia”, obra que se encontra no prelo atualmente, com lançamento previsto para janeiro próximo.


PRÓXIMA ASSEMBLEIA GERAL DA ACLJ

Marcada para a manhã do próximo dia 17 de dezembro, o terceiro sábado do mês, no auditório da Academia Cearense de Letras, a última Assembleia Geral Ordinária da ACLJ neste ano.

Na pauta do evento a posse do educador e empresário Tales de Sá Cavalcante na dignidade de Membro Benemérito, para a qual foi proposto pelos acadêmicos Fernando César Mesquita e Raimundo Fagner.

Na mesma solenidade será outorgada a Comenda Catedrático Raimundo de Farias Brito ao médico cirurgião e professor Huygens Garcia, pelo seu brilhante desempenho no ensino de cirurgia, no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Dr. Huygens é membro da Academia Cearense de Medicina.

Na sequência, será descerrado o retrato pictórico do paraninfo da Medalha, o jurista, filósofo, escritor e professor cearense Raimundo de Farias Brito, falecido em 1917. A obra, assinada pelo artista plástico Messias Batalha, comporá a galeria de grandes personalidades das letras cearenses.
 
Por fim, será entregue o título de “Homem do Ano no Ceará em 2016” ao empresário Beto Studart, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, onde tem tido excepcional desempenho na defesa dos interesses da classe industrial, com ótimos reflexos na economia cearense, inclusive exercendo grande influência nos meios político-administrativos nos âmbitos estadual e federal. Seu nome foi aclamado pela nossa Decúria Diretiva, para a outorga da comenda. Beto Studart é o 10º Membro Benemérito da ACLJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário