domingo, 13 de novembro de 2016

NOTA JORNALÍSTICA - NEP DA FIEC NO CNI


ACADÊMICOS DA ACLJ QUE PERTENCEM 
AO NEP DA FIEC
PARTICIPAM DE SEMINÁRIO 
EM BRASILIA


Terça feira, dia 08, o Núcleo de Estudos Políticos (NEP), fundado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por iniciativa do atual presidente Beto Studart, participou de um seminário na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, evento que contou com a presença do Presidente Michel Temer.

Houve debates sobre o tema "Infraestrutura e Desenvolvimento", seguidos de uma reunião da diretoria da CNI, em que o grupo cearense, sob a liderança do Presidente Beto Studart (na imagem com o Ministro Henrique Meirelles), pôde apresentar as propostas de reforma política, desenvolvidas pelo NEP da FIEC. 

Participaram do seminário e da reunião o jornalista e sociólogo Arnaldo Santos, o advogado Cândido Albuquerque e o Prof. Rui Martinho Rodrigues, os mais destacados cientistas políticos locais, além do empresário Beto Studart, todos membros da ACLJ.


Além dos citados, fazem parte do NEP da FIEC, e participaram da comissão que foi a Brasília terça-feira, Roseane Oliveira de Medeiros e os médicos Marcos Penaforte e Jurandy Picanço. Na oportunidade falaram para a diretoria da CNI os presidentes das federações de vários estados brasileiros, sobre o objetivo do nosso movimento, inclusive o Presidente Beto Studart, que abriu a reunião, e o coordenador do NEP, Marcos Penaforte. 

Coube a Cândido Albuquerque, a Rui Martinho Rodrigues e a Arnaldo Santos apresentar as propostas de reforma política formuladas dentro do NEP. Cândido falou sobre a introdução da cláusula de barreira para os partidos, Rui sobre o voto distrital, e Arnaldo sobre o fim das coligações partidárias. 

Na oportunidade, os presidentes das federações do Espírito Santo, Bahia, e Rio Grande do Norte se comprometeram a implantar em seus respectivos Estados um Núcleo de Estudos Políticos, e todos recepcionaram com muito entusiasmo as propostas apresentadas pelos estudiosos cearenses.


 COMENTÁRIO:

Honrado em participar, ao lado dos amigos Rui Martinho, Fredy Menezes, Arnaldo Santos, Roseane Oliveira de Medeiros, Penaforte e Jurandir Picanço, sob a firme coordenação do Presidente Beto Studart, de um ciclo de debates sobre a reforma política, em Brasília, na Confederação Nacional da Indústria. 

Tive a oportunidade de abordar um tema que considero indispensável em qualquer reforma política: a criação de cláusula de barreira como forma de melhor equacionar a nossa prática política. 

A cláusula de barreira ou de desempenho importará, obrigatoriamente, na redução do número e melhor identificação dos partidos, além de reduzir a farra e as negociatas com o dinheiro do fundo partidário e com o tempo de TV, o que é indispensável para a moralização da nossa prática político-eleitoral.

Cândido Albuquerque




Nenhum comentário:

Postar um comentário