quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ARTIGO - Francisco de Assis (MCMM)

SÃO FRANCISCO DE ASSIS MAGNIFICAMENTE REVISITADO
Maria Célia Mesquita Molinari*


Confesso que, ao receber o convite para fazer a matéria inaugural deste livro, Francisco de Assis – Alegria e Santidade na Pobreza, de Socorro Lima Mesquita, senti um misto de timidez, insegurança e talvez fraqueza.

Veio-me, então, espontaneamente, a vontade de parafrasear a nossa querida Regina Elisabeth Jaborandy de Mattos Dourado Mesquita, e responder: não posso, não sei, meu estudo é pouco.

Depois, concordei com o autor da Teoria da Relatividade, Albert Einstein, para quem Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança.

Senti, então, que não me podia furtar a essa tarefa, ainda mais ao me reportar a São Francisco de Assis, de quem me confesso apaixonada.
       
Na verdade, todas as vezes que reflito sobre bondade, humildade, piedade e tantas outras virtudes, penso em Francisco, que, na minha maneira de entender as coisas do Alto, foi figura fiel do próprio Cristo.

Enche-me de alegria saber que Socorro Mesquita decidiu escrever um livro sobre a vida de um santo, especialmente numa época de permissividade como a que vivemos, quando valores morais, religião, oração, pureza, respeito a Deus e ao próximo são coisas “ultrapassadas”, que significam agir na contramão dos ensinamentos terrenos.
       
O ser humano parece completamente alheio à sua finitude e se preocupa somente com o que é material e passageiro. A fragilidade da vida terrena semelha que atinge somente os outros.

A santidade de Francisco de Assis, tão bem reconfigurada pela Autora, foi radical, uma graça do Espírito Santo, tendo ele recebido e assumido esse favor divino com todas as forças.

Depois da vida mundana que levara, São Francisco abriu os ouvidos e o coração somente para a voz de Deus, a Palavra, o Cristo e nEste para o irmão, amando-o de coração e tendo assim a dignidade de receber no próprio corpo as chagas de Jesus.

Quem tiver a graça de ter nas mãos este volume deixe-se guiar por esta mercê de Cima e medite com profundidade na obediência de Francisco à Palavra, fruto de suas reflexões do Evangelho.

Esta aquiescência franciscense é cópia da atitude de Maria que, ante o anúncio do anjo de que seria mãe do Salvador, em profunda obediência – fruto de oração e interiorização – se lançou nas mãos de Deus e, sem temer o que lhe pudesse acontecer, respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” – a célebre expressão escritural Ecce ancilla Domini Fiat mihi secundum verbum tuum, expressa no Evangelho deSão Lucas, capítulo 1, versículo 38.

Ainda se pode louvar na vassalagem de São José Operário, então seu prometido em casamento, que renunciou incontinenti aos seus planos de um consórcio comum, uma família (Jesus, Maria e José), sua oficina de carpinteiro, enfim, um sonho normal de todo jovem.

São José, então, ao ser avisado em sonho, por um anjo de que o Filho gerado em Maria o foi pela ação do Espírito Santo, abandonou tudo e a conduziu para sua casa. Passou, também ele, por todas as vicissitudes experimentadas pela mãe e assumiu essa paternidade com responsabilidade e amor ímpar. E, por último, é salutar a prática de meditar na obediência do próprio Jesus que, mesmo

[...] sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais se tornando obediente até a morte, e morte de cruz.

Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a gloria de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. (Fl2, 6-11).

Muitas vezes, ao evocar São Francisco, eu imaginava como conseguiria um ser humano alcançar a salvação, por não serem as pessoas capazes de imitá-lo em suas virtudes. A certeza da misericórdia do Pai, entretanto, que ama infinitamente a todos os seus filhos e distribui a cada um os seus dons, nos faz ter esperanças e confiar na Sua imensa bondade conhecedora de nossas fraquezas e limites.

Erramos, vacilamos, mas, se abrirmos o coração, tenhamos a certeza de que Deus jamais nos abandona, [...] “nunca se cansa de perdoar-nos; nós é que cansamos de pedir perdão”, como diz o Papa Francisco, verdadeiro arauto do Evangelho de Cristo.

É oportuno expressar o argumento de que o nome deste novo Príncipe de Roma para designar o Pastor do Cristianismo, o qual segue os passos de São Francisco, foi escolhido pelo próprio Espírito Santo e, mais do que nunca, podemos sentir viva essa presença, convidando à conversão, suscitando  evangelizadores sacerdotes e leigos a ajudar esse Embaixador da Santíssima Trindade a conduzir o rebanho para “verdes prados e fontes de águas puras”, a fim de lhe restaurar as forças ( Sl 22, 2-3).

Percebe-se claramente no mundo uma verdadeira batalha entre o bem e o mal: guerras, violência, crimes, sexualidade exacerbada, filhos trazidos ao mundo de maneira irresponsável, êxodo de populações em busca de paz em países estranhos de língua e cultura diferentes. Não que isto seja uma novidade, pois é mesmo uma situação que se repete ao longo dos séculos.

É notório, porém, o fato de que, ao lado de tudo isto, há também um como que “aquecimento” espiritual.  Veem-se pessoas desejosas de aprender e viver a Palavra de Deus, uma expressiva quantidade de jovens que procuram a Palavra (Jornada Mundial da Juventude), muitas pessoas que ingressam em programas de voluntariado para ajudar o próximo,  e um grande número de santos contemporâneos elevados à honra dos altares.

Temos a alegria de contar entre os santos um João XXIII, João Paulo II, Tereza de Calcutá, Faustina Kowalska, como também pessoas que, mesmo não tendo sido elevadas ao múnus da santificação, restam por demais conhecidas as suas obras pelo bem comum, como Helder Câmara, Zilda Arns, Chico Xavier, Irmã Dulce e tantos outros que optaram por pautar suas vidas seguindo a pobreza do Evangelho tão amada por São Francisco.

No contexto evangélico, o pobre é a pessoa honrada, piedosa, espiritualizada, justa (praticante da justiça, ajustado diante de Deus), aberto a Deus e por isso feliz.

O Reino é deles porque, vivendo assim, realizam o pedido de Jesus: Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo (Mt 4,17). O mundo, todavia, faz uma contraposição a essa mensagem e assinala: felizes os que têm dinheiro e sabem usá-lo para comprar influências, comodidades, poder, segurança e bem-estar (MESQUITA, 2016).

Todos os escritos de São Francisco, ele não os atribuía como de sua autoria e sim de inspiração divina; por isso toda a sua obra é fundamentada nas Escrituras, sobretudo, nos Evangelhos. São frutos da profunda vivência interior, do diálogo com Deus. Ele próprio considera sua produção literária como palavra de Deus e solicita a todos que leiam, conservem e divulguem, trata-se de uma leitura espiritual. (MESQUITA, 2016, citando FASSINI).

É necessário, por conseguinte, aprendermos com o Santo a ter uma vida mais simples e regrada, evitando os desperdícios, com vistas a debelar o consumismo. É possível viver com pouco; amar bem mais o próximo, não ter preconceitos e buscar fazer algo de útil em seu favor, sobretudo dos mais necessitados. É premente a ocasião de amarmos e preservarmos a Natureza, desfrutando a vida em sintonia com o nosso Planeta (IDEM).

Meu desejo sincero é de que muitas pessoas leiam este livro, escrito com o amor, a devoção e a bondade característicos da Autora, e desfrutem dos ensinamentos do Santo tão querido, buscando ao menos um pouco da sua simplicidade e dileção pelo próximo, ao saborear a doçura de SER mais do que TER.


*Maria Célia Mesquita Molinari é professora aposentada, 
imortal da Arcádia Nova Palmaciana (Cleonice Danae), 
titular da Cadeira número 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário