terça-feira, 8 de dezembro de 2020

CRÔNICA - Poesias Paulinas (ES)

 POESIAS PAULINAS
Edmar Santos*

  

O Apóstolo Paulo, figura descrita na narrativa bíblica cristã, conta em 2 Coríntios, versículos do 2-4, que conheceu um homem em Cristo que, há catorze anos, foi elevado ao Terceiro Céu. Não sabendo, segundo ele, se ele estava no seu corpo ou fora do seu corpo; “Deus o sabe”, conclui. Visões!

O garoto Paulo, personagem do texto “A incapacidade de ser verdadeiro”, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), possui fama de mentiroso porque conta histórias inusitadas. 

Traz o texto drummondiano, que um dia o garoto Paulo contou para sua mãe que todas as borboletas da Terra passaram por uma chácara de uma senhora por nome Siá Elpída, e queriam formar um tapete voador para leva-lo ao Sétimo Céu. Visões! 

O médico a quem a mãe de Paulo o levara, concluiu o diagnóstico com o seguinte: “Este menino é mesmo um caso de poesia”.

Concluo eu, também, em concordância com o representante da ciência, o médico, que em ambos os casos não há, em ambos os Paulos, nenhuma identificação de mentiras. Trata-se, pois, de sublimes casos de poesias.

Um comentário:

  1. Quem pode dizer o que os olhos da alma sao capazes de enxergar. Um poeta tem a sensitividade de uma criança.

    ResponderExcluir