quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (22.12.2020)

  SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(22.12.2020)

   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas noites de terça-feira, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta terça-feira, que teve duração de 90 minutos, 10 participantes. Compareceram o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Professor Rui Martinho Rodrigues, o Juiz de Direito Aluísio Gurgel.

Também estiveram no grupo virtual o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Poeta Paulo Ximenes, o Engenheiro Altino Farias, o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos e o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos. 


TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos propondo discussão sobre os três troféus que a ACLJ outorgará neste dezembro, que distinguirão três personalidades cearenses que se destacaram durante este ano de 2020.

Debateu-se sobre os nomes propostos, examinaram-se os méritos dos recipiendários das láureas, bem como definiu-se os nomes dos troféus que cada uma receberá.

Ficou definido que será agraciado com o Troféu Empreendedores Brasileiros o empresário Alexandre Sales, da Santa Lúcia Alimentos, pela sua vitoriosa ousadia de investir na cultura do trigo no Ceará, obtendo grande produtividade  – proposto por Marcos André Borges; o Troféu Benemerência Brasileira ao empresário Igor Queiroz Barroso, pela iniciativa exitosa de criar o Instituto Myra Eliane, que continuou com profícua atividade beneficente durante a pandemia – proposto por Sávio Queiroz Costa; e o Troféu Prasinus Angelos (Anjos de Esmeralda) o médico Cabeto Martins Rodrigues, pela sua dedicação à causa da superação da pandemia da Covid-19, à frente da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – proposto por Beto Studart.   

Por fim, discutiu-se sobre se a solenidade de outorga das láureas será virtual ou presencial, tendo-se definido a data de 29 de dezembro, optando-se por uma forma mista, com uma reunião com mínima presença física de participantes, dentro dos mais rigorosos preceitos do protocolo sanitário recomendado  e com a presença virtual do corpo acadêmico da ACLJ em telão.   

ASSUNTOS ABORDADOS 

Esgotados os temas administrativos e sociais, Paulo Ximenes anunciou já está no prelo o seu livro de poemas intitulado "Doce Mar Selvagem", um "primor lírico", nas palavras do confrade Reginaldo Vasconcelos, que fez a revisão da obra. 

Comentou-se também o empenho do Bibliófilo José Augusto Bezerra em obter para a sua biblioteca um exemplar da obra "Siará Grande  Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil", em seus quatro volumes, um trabalho monumental sobre a genealogia cearense, do pesquisador Araújo Lima, recentemente lançado, mas cuja edição já se encontra esgotada. 

Requerida por Reginaldo Vasconcelos e pela Promotora de Justiça Eliza Rebouças, interessada no tema das origens familiares no Estado, ambos ficaram frustrados por não obterem a obra, porém o confrade José Augusto disponibilizou o seu exemplar para que ele fosse compulsado pelos dois estudiosos.  

 
DEDICATÓRIA

A sessão virtual da ACLJ realizada nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, foi dedicada aos três agraciados neste ano como destaques cearenses, nas áreas de atuação em que sobressaíram no período, os empresários Igor Queiroz Barroso e Alexandre Sales, e o médico Cabeto Martins Rodrigues, Secretário da Saúde do Governo do Estado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário