HOMEM DO ANO NO CEARÁ

2019

Cândido Albuquerque

Reitor da UFC

______________________

DESTAQUE CEARENSE

2019

Mansueto Almeida

Secretário do Tesouro Nacional

_______________________

PALAVRA DO ANO NO BRASIL

EM 2019

“PROTAGONISMO”

(COM AS SUAS COGNATAS)

______________________


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

NOTA CULTURAL - Palestra Sobre Graciliano Ramos

GRACILIANO
A LUZ PARA
CERTOS OLHARES


Foi sucesso absoluto a palestra do Prof. Alison Ramos sobre a vida e a obra do escritor Graciliano Ramos, na noite desta quinta-feira (13.02.20), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Graciliano Ramos de Oliveira foi um jornalista e literato alagoano, falecido em 1953, que se notabilizou com a obra Vidas Secas, e, postumamente, Memórias do Cárcere, inspirada em sua experiência de preso político.

O palestrante, Alison Ramos, é um jovem intelectual cearense, Doutor pela UFC e Pós-Doutor em literatura pela UFMG, com passagem pela Universidade de Sorbone – em Paris, França.     

Alison foi “garimpado” em um Sarau organizado pela poetisa Alana Alencar, entre psicanalistas,  a que ele compareceu, anos atrás. Recentemente foi apresentado à Academia Cearense de Literatura e Jornalista (ACLJ), proposto e eleito para o título de Membro Honorário da nossa confraria.


A poetisa e psicanalista Alana Alencar, proponente do nome do Prof. Alison, já foi instada a organizar uma segunda palestra sobre o mesmo tema, no Palácio da Luz, especialmente para os intelectuais das academias literárias cearenses.









     

Nenhum comentário:

Postar um comentário