domingo, 16 de fevereiro de 2020

CRÔNICA - Sobre Mulheres e Homens (ES)


Sobre Mulheres
e Homens
Edmar Santos*


Ainda é assim, por mais que possa parecer que não. Li de uma mulher: “É com um pouco de pudor que sou obrigada a reconhecer que o que mais interessa à uma mulher é o homem”. Ela também afirma que: “O que mais interessa ao homem é a mulher”. Depois infere em relação a ambos: “Como o homem nos dói, e como a mulher dói no homem!”.

A dor da in(compreensão). Como entender a mulher “o mais ininteligível dos seres vivos”? Talvez o único caminho de se chegar próximo desse ser tão imprevisível seja mesmo pelo amor; nele, “no amor onde a oposição pode ser um pedido”. Aí pode estar a provável chave da relação: não se pode definir com precisão, nem o amor nem a mulher; não sem que se cometa o erro da pieguice. Basta vivê-los com devoção.

Outra mulher me mostrou em seus escritos que, assim como um certo animal selvagem, elas teriam algumas características que lhes constituem: “percepção aguçada; espírito brincalhão; elevada capacidade de devoção;  gregária. É dotada de grande resistência e força; capacidade de parceria; adaptabilidade a constantes mutações; determinação feroz e coragem”. Tais características corroboram com o espectro de complexidade e inteligibilidade; ora, além de tudo isso ela ainda assume um avatar chamado mãe. Eu hein!

Elas vestem vermelho. “Vermelho é cor de dor de cabeça...” e quando elas vestem, sempre nos aguça essa dorzinha, tanto para quem acompanha, como para quem admira de longe: É como a beleza do pássaro que voa. Posso comparar as mulheres aos pássaros em beleza e apreciação de voos. E os homens? “Os homens são aqueles que perderam a confiança dos pássaros”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário