terça-feira, 13 de março de 2018

RESENHA - Aprendendo (ES)



APRENDENDO
Edmar Santos


A maiêutica socrática trazia como objetivo fazer com que o indivíduo alcançasse a “luz do conhecimento”, a partir de questionamentos metodologicamente postos, à medida que se ia refutando proposições, fazendo com que essa interlocução não desse respostas prontas, mas levasse o aprendiz a buscar, e não receber o conhecimento servido em uma bandeja de prata. Filosofar era a chave do conhecimento.

Um dos maiores representantes da época renascentista, o italiano Galileu Galilei, entendia a filosofia como uma obra de Deus, e remetia somente a Ele o entendimento de sua inteireza, tanto que assim se expressou ao refutar um de seus críticos: “(...) muitos são aqueles que sabem alguma coisa de filosofia; poucos são aqueles que entendem um pouco de filosofia; pouquíssimos são aqueles que conhecem alguma parte dela; um só, Deus, é o que a entende toda  (grifei).

Admitamos a afirmação de Galileu Galilei como verdade; assim, temos que, a busca pelo bem pensar, pela reflexão mais profunda, trata-se de perseguir o próprio conhecimento de Deus e Seu entendimento. Se é que é possível!
 
Expondo em um plano cartesiano em que coloquemos o conhecimento no eixo vertical teríamos aqueles que buscam o nível superior do saber, através dos esforços do pensar, da pesquisa, da reflexão, do filosofar, ou seja, ainda que o neguem, sempre será buscar Deus. No eixo horizontal, teríamos àqueles que se restringem às satisfações de realizações do cotidiano, da execução pragmática, do senso comum, ou do conhecimento mediano, ou seja, ainda que o creiam, seria apenas esperar Deus.

No Eutimia, surpreendentemente, Reginaldo Vasconcelos nos apresenta um pensar, sobre um autoconhecer, sobre a felicidade; olhando para si mesmo, refletindo seu íntimo no seu agir cotidiano, mostrando que alcançar o equilíbrio constante, ainda que em meio a oscilações ínfimas, porém, necessárias à própria constância da condição desse equilíbrio, não é só possível, mas perfeitamente praticável. Certamente um exercício de busca incessante.

A anos luz de servir como um manual de auto ajuda, o livro Eutimia é o mais profundo filosofar sobre o ser e sobre o absoluto guiar de Deus em nós; sobre nossas interações com o mundo, com os outros, com o destino, com o próprio Divino. Entendo que Ele É, e nesse sentido, nos basta reconhecer seu poder sobre o todo e compreender o que Ele espera de nós.

Chama a atenção, usando a figura caricata do “Homem Vitruviano Metafísico”, que colheu por empréstimo; posicionando símbolos representativos de seus pensares filosóficos, indicativos de estados de espírito, de sensações, de emoções, de interferências psicológicas e sociais, que influenciam o indivíduo em seu viver, e que contribuem à aproximação ou o distanciamento da felicidade eutímica e constante.

Saber os porquês dos posicionamentos de cada símbolo no corpo do adaptado homem vitruviano é uma das buscas que o ensaio me intriga e impele a fazer. Certamente buscarei satisfazer essa curiosidade que me veio, o mais breve e da maneira mais prospectiva.

Religiões, regimes políticos, são analisados em seus aspectos de igualdade, justiça e influências sociais, de forma apartidária e inferindo uma criticidade baseada no cabedal de conhecimento adquirido pelo tempo de dedicação ao saber.

Suas alegorias sobre temas como a morte nos leva à compreensão de seu nível de espiritualidade e capacidade intelectual, que no plano cartesiano acima sugerido, podemos traçar uma linha gráfica que certamente ascende aos níveis mais elevados. Aos distêmicos ou não, indico a obra Eutimia.




COMENTÁRIO

Ao tempo em que agradeço pela muito bem amanhada resenha da minha modesta obra Eutimia – uma sucinta conjectura filosófica – atesto a rara acuidade com que, ao se aventurar nela, Edmar Santos prospectou seu conteúdo.

Ele mergulhou fundo nesse noturno poço maiêutico, destituído de corda-guia que siga a trilha dos gregos antigos, ou que pervague os liames dos alemães e escandinavos modernos, entre os maiores pensadores do universo.

Edmarus Sanctorum (endônimo acelejano do resenhista), em certas passagens do texto, trai lhe ter faltado fôlego a determinadas lonjuras do mergulho, mas faz prova de que quando isso aconteceu perseverou na mais heroica apneia, em busca de alcançar o vertiginoso deslinde lógico das teses demonstradas.

Filosofia, realmente, não é coisa que se ensine a vivenciar ou se faça entender. Pode-se apenas dizer da própria experiência cognitiva, e se pode aprender a buscar as suas próprias conclusões sobre o mecanismo pessoal para alcançar a felicidade genuína, objetivo finalístico do ser pensante, e que somente na virtude se atinge em plenitude.

Eutimia, portanto, nada mais é do que o roteiro que o autor aprendeu e desenhou ao sair do cipoal das dúvidas da existência, do pântano dos medos mais siderais, enfim, da mais dantesca geena psíquica em que de repente se flagrou – vivendo a mais nobre provação  quando, contraditoriamente, o destino lhe era absolutamente venturoso e sorridente, poupando-lhe de toda dor real e de todo o infortúnio mais agudo. Pretende ser, portanto, no máximo, a débil luz de uma lanterna. O caminho cada um tem que encontrar e percorrer.

Reginaldo Vasconcelos


Nenhum comentário:

Postar um comentário