quinta-feira, 29 de março de 2018

NOTA LITERÁRIA - Vianney Sobre Graça Martins (AS)



Sobre a Recensão de V.M. acerca do livro da Prof.a Dra. Graça Martins
Arnaldo Santos*



Não há ciência do individual. (Um dos pressupostos da Filosofia Escolástica).


       
Muito me contenta reportar-me ao texto de Vianney Mesquita, aqui publicado em 26.03.2018, subordinado ao título Literatura Filosófico-Científica Inusitada na Crônica da Prof.a Dra. Graça Martins, ao qual, inclusive (e isto sugiro), o leitor pode agora acessar (academiacearense,blogspot.com.br).

Entendo que, assim como na política e na ambiência dos tribunais jurídicos, em todas as suas instâncias - na Academia e também nas Letras – vivemos “tempos estranhos”, em que predominam, além do desleixo com o emprego da língua culta, a aguda predileção e a prevalência do besteirol, mesmo entre os pretensos “letrados” e “cultos”, tudo para satisfazer uma indisfarçável midiatização na Era Digital.

Examinar a existência da [...] vinculação racional em vertentes de aparências dessemelhantes, conforme o autor refere existir no trabalho da Professora Maria da Graça, é, na verdade, surpreendente.

Ter o privilégio de ler um artigo como este sob comento, com o qual ele nos brinda a todos, é experimentar e se deleitar em um oásis de sábias palavras, períodos e parágrafos compostos de racionais e inteligentes construções frasais, bem como denso conhecimento literário-filosófico, o que me faz reafirmar a convicção de que vale a pena o cultivo da língua culta, compensando, sem dúvida, apreciar escritos com tanta substância.

Vida longa e obra imperecível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário