sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

NOTA LITERÁRIA - Pádua Lopes Lança Livro


PÁDUA LOPES LANÇA LIVRO


Pádua Lopes é um jornalista cearense que percorreu todas as etapas da carreira, de revisor a repórter, de colunista a redator, até conquistar por mérito o cargo de Diretor Superintendente de jornal, no caso o maior e mais importante noticioso do Estado, o Diário do Nordeste.

Agora Pádua Lopes estreia na literatura ficcional com o romance intitulado “Safira não é flor”, cumprindo a mesma senda intelectual do colombiano Gabriel Garcia Marques, um dos mais importantes autores do século passado, Premio Nobel de Literatura em 1982, o qual dizia ser a sua condição de escritor tão-somente uma evolução natural da vocação jornalística do repórter que fora, e que seria sempre.

O livro de Pádua Lopes tem o mesmo caráter do autor, cujo grande talento profissional e literário se funda na discrição e na modéstia. A obra não tem as recomendações laudatícias de prefaciadores, e não foi lançada com os despudores sociais das noites de autógrafos, em que os escritores, cumprindo velha tradição, instam o círculo pessoal ao comparecimento e à aquisição de seu trabalho.


A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo recebe com grande entusiasmo o advento de um novo literato cearense, que se revela dentro da classe jornalística, confiando que o texto de “Safira não é flor”, plasmado em estilo leve e fluente, seja o primeiro de muitos títulos da mesma lavra e com a mesma qualidade. Garcia Marques defendia que “um escritor só escreve um único livro, embora esse livro apareça em muitos tomos, com títulos diversos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário