quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NOTAS JORNALÍSTICAS - Jader e Maurílio


GRANDE CEARENSE
VOLTA AO ACONCHEGO


O engenheiro civil Maurílio Vasconcelos foi professor de física em Fortaleza desde o final dos anos 60, quando ainda muito jovem fundou o célebre Curso CIPAM, preparatório para o vestibular, e depois o Colégio Integral, na década de 70.

O Colégio Integral inaugurou em Fortaleza técnicas norte-americanas de ensino, aplicando pioneiramente o método de créditos por cadeiras (ou matérias), com salas de aula inovadoras para a época, todas climatizadas e com retroprojetores que eliminavam o uso de giz, o que permitia aos professores dar aulas sempre de frente para as turmas.

Já atuando no ramo da construção civil, visitando Rondônia, 30 anos atrás, Maurílio foi avistado por um de seus conhecidos dos tempos de magistério, que se radicara naquele Estado, o qual o estimulou a instalar ali um célula de sua construtora, onde a empresa prosperou de forma exponencial, e onde ele passou a residir.

Mas ele encontra conhecidos onde haja cearenses em torno do Planeta, pois grande parte dos integrantes da geração fortalezense acima dos cinquenta anos de idade  é composta por ex-alunos seus, ou das instituições de ensino que fundou. Até na China, onde passou recentemente uma temporada com a família, chegou a ser reconhecido por conterrâneos em viagem.

Neste final de ano, Maurílio voltou a instalar residência em Fortaleza – embora ainda mantenha negócios em Rondônia – e foi recebido na noite desta quarta-feira (28.12.16) na Embaixada da Cachaça, do acadêmico Altino Farias, evoluindo depois para o lounge especial da ACLJ denominado Tenda Árabe, com seu primo Reginaldo Vasconcelos, o arquiteto e artista plástico Totonho Laprovitera e o poeta Paulo Coelho de Aragão Ximenes.


Totonho, que também é ex-aluno, cita Maurílio em seu último livro, “De Primeiro”, lançado neste mês de dezembro, em que remonta a vida da juventude dourada de sua época em Fortaleza, da qual o jovem professor de então se tornou figura icônica.

Totonho lembra que Maurílio – empresário próspero, rico, desprendido, boa-praça, chegava a emprestar aos alunos mais amigos o seu possante Dodge Charger azul turquesa de último modelo – e chegou a apoiar a construção de um protótipo de automóvel projetado pelo futuro arquiteto e artista plástico, então cursando o 2º Científico.




COMENTÁRIO:

Rapaz! Que inveja! Adoraria estar aí nessa roda. Grande Maurílio! Gostaria muito de reencontrá-lo!

Luiz Rego






ANIVERSÁRIO DE 
JÁDER DE CARVALHO


Há 115 anos nascia o cearense Jáder de Carvalho, jornalista, advogado, professor e escritor, o terceiro Príncipe dos Poetas Cearenses. É o Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 1 da ACLJ, pai do Senador Cid Carvalho, o nosso Presidente de Honra, e avô do confrade Antonino Carvalho. Assim fez constar em sua rede social o jornalista Eliomar de Lima. 




Um comentário:

  1. Rapaz! Que inveja! Adoraria estar aí nessa roda. Grande Maurílio! Gostaria muito de re-encontrá-lo!
    LUIZ REGO

    ResponderExcluir