sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

NOTA CULTURAL - Airton Queiroz, O Colecionador (SQ)


Airton Queiroz,
o colecionador 
Sávio Queiroz*


Ao completar 40 anos, em 2013, a Fundação Edson Queiroz presidida pelo chanceler Airton Queiroz, nos brindou com a exposição “Trajetórias - Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”.

Essa exposição coroou, ao seu tempo, o esforço da fundação na difusão da arte e da cultura. O Espaço Cultural Airton Queiroz da Universidade de Fortaleza que já foi palco de inúmeras outras exposições, vem se firmando como um dos principais centros irradiadores de cultura no estado do Ceará.

Este ano, Airton Queiroz resolveu mostrar pela primeira vez ao grande público, sua impressionante coleção particular. Melhor dizendo, uma parte dela.

Não há como não encontrar semelhanças entre a trajetória de Airton Queiroz a do empresário e mecenas de origem arménia Calouste Gulbenkian. Ambos conscientes de que a educação é o motor da mudança. Ambos amantes das artes e preocupados com a sua difusão. Ambos colecionadores refinados e dedicados.

A sessenta anos atrás, Gulbenkian criou em Portugal uma fundação destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação.

Airton Queiroz buscou, através da fundação criada por seu pai, o desenvolvimento social, educacional e cultural do Ceará e colocou a universidade na posição de detentora da maior e melhor coleção de artes visuais entre as universidades privadas do país.

Paralelamente construiu com sua coleção particular, ao longo de cinco décadas, um panorama extraordinário da arte, uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, com obras que vem dos tempos da ocupação holandesa até os dias atuais, além de contar com excelentes exemplos de arte mundial. 

As 251 obras expostas são um grande passeio, desde o século XVII até os dias atuais. Encontramos Rubens, Renoir, Frans Post, Albert Eckhout, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Miró, Salvador Dalí, Chagall, Mestre Aleijadinho, Botero, Lygia Clark, Adriana Varejão...

Impressionante é o mínimo que se pode dizer do acervo apresentado. Ele é a realização de uma vida, resultante de um olhar movido a paixão.

A exposição tem como curadores Max Perlingeiro, Fábio Magalhães e José Roberto Teixeira e divide as obras entre períodos históricos e movimentos artísticos, totalizando cinco eixos: Do Brasil Holandês à República, Modernismo, Abstração, Contemporâneos e Presença Estrangeira.

Até 18 de dezembro de 2016 o público terá a sua disposição uma necessária viagem ao mundo da arte. Um momento, talvez único, de ver o que o Ceará tem de melhor em termos de arte.

Serviço
Exposição Coleção Airton Queiroz
Abertura: 15 de junho de 2016, às 20h
Visitação: 16 de junho a 19 de fevereiro de 2017
Local: Espaço Cultural Airton Queiroz (Av. Washington Soares, 1321)
Mais informações: 3477.3319

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, de 9h às 19h; sábados, de 10h às 18h, e domingos, de 12h às 18h



Nenhum comentário:

Postar um comentário