terça-feira, 10 de maio de 2011

Biografia Escrita de Demócrito Dummar, Patrono da Cadeira de No. 19 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.

Jornalista por profissão, Demócrito Rocha Dummar era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assumiu a presidência do O POVO em 1985, jornal fundado por seu avô, Demócrito Rocha, em 7 de janeiro de 1928. Demócrito nasceu em 12 de março de 1945, em Fortaleza, e morreu em 25 de abril de 2008, na mesma cidade.

Seu maior legado é a marca humanista que imprimiu em seu jornal, desenvolvendo o que ele chamava de “jornalismo voltado para a cidadania”, criando instrumentos de participação dos leitores e da sociedade, como o Conselho Editorial, o Conselho de Leitores e a instituição do cargo de ombudsman.

Ao fundar a rádio AM do POVO, em 1982, hoje O POVO/CBN, deu continuidade a outra tradição familiar no ramo das comunicações. Seu pai, João Dummar, foi fundador da primeira emissora em território cearense, a Ceará Rádio Clube - também conhecida como PRE-9 - em 1934.

A preocupação de Demócrito com os rumos do jornalismo fizeram-no também dirigente classista, tendo sido um dos fundadores da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e duas vezes presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert).

A missão educativa, que ele via como característica fundamental da imprensa, está nos últimos projetos deixados por ele: a convergência das mídias, por meio do portal O POVO.com, e a TV O POVO, televisão pública voltada ao jornalismo, à educação e à cultura, com as transmissões iniciadas em 2007.

A forma como ele comandava O POVO pode ser descrita por uma de suas frases lapidares: “A hierarquia é uma mesa redonda”.

Todas as suas ações tinham como norte a defesa dos interesses do Ceará e de sua gente, que ele amava profundamente.

O seu legado desafiador foi acolhido pelos sucessores, que abraçaram com responsabilidade e alegria a tarefa de continuar a obra de Demócrito Rocha Dummar, que agora é Patrono da Cadeira de No. 19, ocupada pelo Jornalista e Advogado Fernando José Dantas de Castro.

Postado por Fernando Dantas em 10.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário