sexta-feira, 28 de abril de 2017

NOTA ACADÊMICA - Assembleia Aniversária


ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA
CONVOCAÇÃO GERAL

Na noite do próximo dia 04 de maio a ACLJ se reunirá no Palácio da Luz, a partir das 19:30h, em Assembleia Geral Aniversária, quando será comemorado o sexto aniversário da entidade.



Para marcar da data, durante a solenidade serão descerrados os retratos, pintados a óleo, dos jornalistas Jáder de Carvalho e Dorian Sampaio, para a Galeria Pictórica dos Patronos Perpétuos da ACLJ.

Jáder Moreira de Carvalho, falecido em 1985, era advogado, jornalista e militante de esquerda, detentor do título de 3ª Príncipe dos Poetas Cearenses, outorgado pela Academia Cearense de Letras, da qual fazia parte.

Ele é Patrono da Cadeira de nº 1 da ACLJ, cujo Titular Fundador é o professor, jornalista, advogado, ex-senador da República, Cid Saboia do Carvalho, que descerrará o seu retrato.


Dorian Sampaio Xavier era odontólogo, gráfico, jornalista, também militante de esquerda, deputado cassado pela ditadura militar nos anos 80.  

É Patrono da Cadeira de nº 23, fundada pelo seu primogênito Dorian Sampaio Filho, que por seu turno fará o descerramento do retrato paterno.


o-o-o-o-o-o-o-o

Tendo em vista a crise em que se precipitava a vida brasileira em dezembro passado, a Decúria Diretiva da ACLJ decretou “ano sabático” para 2017, como a tripulação náutica que recolhe o velame quando no horizonte se prenuncia a tempestade.

O ano sabático remete a uma tradição judaica, em que um período é reservado à introspecção, não ao repouso, em analogia ao shabat, o sétimo dia da semana, que, segundo o Torá, o livro sagrado dos judeus, deveria ser guardado para o repouso da terra, que não seria amanhada a cada sábado.

Desbordando da sua origem étnica e religiosa, o ano sabático é hoje aplicado no mundo corporativo, quando uma empresa ou instituição concede um período, de no máximo um ano e no mínimo seis meses, para que um executivo se afaste do trabalho, e volte psiquicamente renovado – ou ela mesma suspende as atividades com o mesmo objetivo.

Contudo, não obstante a borrasca política e a ressaca moral que o País vive, a tormenta econômica tem sido moderada, com inflação baixa, juros caindo e expectativa de melhoras. Então se deliberou pela realização de três Assembleias Gerais, em meses avançados deste ano.

A primeira, em 04 de maio, para comemorar o aniversário de seis anos da entidade; a segunda, a 8 de junho, para dar posse ao empresário Edson Queiroz Neto na dignidade de Membro Benemérito; e a terceira em data do final do ano a ser  marcada, como já é tradicional.

Dessa maneira se atendeu ainda ao inconformismo do Dr. Lúcio Alcântara, ex-senador da República, ex-governador do Estado, nosso 4º Membro Benemérito, que de Portugal onde estava em viagem nos recomendou expressamente: “Nada de ano sabático!”.



o-o-o-o-o-o-o-o

Fica assim convocado todo o corpo titular da ACLJ, e de resto convidados os demais integrantes do colégio acadêmico, comendatários e amigos da entidade, a se fazerem presentes à solenidade da próxima quinta-feira, prestigiando os Patronos que serão homenageados e reforçando os vínculos institucionais com a confraria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário