sexta-feira, 8 de julho de 2016

NOTA ACADÊMICA - Sessão da Saudade a Ivens Dias Branco

SESSÃO DA SAUDADE
EM MEMÓRIA DE
IVENS DIAS BRANCO

A Sessão da Saudade dedicada a Ivens Dias Branco, Benemérito da ACLJ falecido no último dia 24 de junho, aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 7 de julho, em solenidade íntima de que participaram os acadêmicos mais afeiçoados ao ilustre empresário, com a prestigiosa presença de representantes da família Dias Branco.

Família aguardando o início da solenidade


Banda de Música e acadêmicos a postos




Ivens nasceu no Ceará, filho do panificador português Manuel Dias Branco, e aos 81 anos, segundo a revista Forbes, reunira um patrimônio de aproximadamente 4 bilhões de dólares, uma das 10 maiores fortunas do Brasil, aplicada hoje em diversificada atividade industrial, inclusive a construção civil e a hotelaria. 

Dona Consuele e Ivens em evento da ACLJ     
Mas o que marcava a personalidade de Ivens Dias Branco era a sua simplicidade natural, que o blindava contra o deslumbramento da fortuna, de modo que, a par de ser um bilionário, esse megaempresário cearense não se afastava do povo, ouvinte inveterado de rádio, amigo dos radialista, a cujos programas locais não negava patrocínio.

Também não faltava aos escritores, viabilizando a edição de livros, ajudando as instituições literárias de Fortaleza, razão pela qual foi tantas vezes condecorado por elas, incluindo a Academia Cearense de Letras, e foi eleito Membro Benemérito da ACLJ, pois ninguém é mais literato e mais jornalista do que o mecenas que promove as artes e prestigia pessoalmente com tanta largueza o broadcasting.    

O grupo empresarial que Ivens fundou é o maior fabricante de massas e biscoitos do País, a partir de sua Fábrica Fortaleza, que hoje se reproduz em mais de dez unidades, em quase uma dezena de estados brasileiros, um verdadeiro portento industrial, que conta com o respaldo de uma completa cadeia de fornecimento própria, de instalações portuárias na Bahia ao grande moinho de trigo no Ceará, e até uma fábrica de margarina e outras gorduras vegetais para atender à sua demanda.
Posse de Ivens na ACLJ


Diz a sabedoria judaica que não se deve medir a dimensão de uma loja pela largura da porta, porque esta não revela com segurança a real saúde econômico-financeira do negócio. E o que marca o Grupo M. Dias Branco é exatamente a solidez patrimonial, porque cresceu de forma segura e paulatina, reinvestindo recursos próprios, evitando recorrer a créditos, sem apostar em aventuras arriscadas – posto que a sua “porta” seja hoje muito larga. 

A Sessão da Saudade de Ivens teve início com a projeção de um comovente depoimento de seus filhos, que foi gravado e publicado na internet após sua morte, em que o atual presidente do Grupo, Ivens Dias Branco Júnior, agradece a solidariedade recebida do povo cearense, enaltece a união da família e garante que as suas empresas seguirão na mesma senda de sucesso iniciada pelo seu avó, e continuada pelo pai. Publicamos no link abaixo a íntegra dessa mensagem.




A mesa da solenidade foi composta pelo Senador Cid Carvalho, Presidente de Honra da ACLJ; pelo Prof. Rui Martinho Rodrigues, seu Presidente Emérito; pelo Dr. Lúcio Alcântara, Membro Benemérito; pelo Dr. José Augusto Bezerra, Presidente da Academia Cearense de Letras, e por duas representantes da família Dias Branco.



Representaram a família na mesa do evento a viúva Consuelo e a filha primogênita do casal, Maria das Graças Dias Branco da Escóssia, que tendo sido aclamada para suceder Ivens na benemerência acadêmica, durante a cerimônia foi diplomada e empossada nessa dignidade, recebendo a sua pelerine ritual.

A homenagem contou com a execução do “Toque do Silêncio”, executado pelo corneteiro do 23º Batalhão de Caçadores, por especial deferência do Tenente-Coronel Abionan de Sousa Filho, atual Comandante daquela instituição militar em que Ivens serviu na juventude à Infantaria do Exército, que ele mais tarde voltaria a integrar na Sociedade de Amigos do 23 BC, cujo quartel quis dotar de uma padaria industrial, doando os equipamentos necessários.

Após a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da 10ª Região Militar, falou o Presidente Emérito, que fez o seu pronunciamento e declarou aberta a sessão. Depois discursou em nome da ACLJ o Secretário-Geral Reginaldo Vasconcelos, no exercício da Presidência, que era o Mestre de Cerimônia. Em seguida, pronunciou-se o Dr. Lúcio Alcântara, representando os demais acadêmicos. Na sequência, falou a Dra. Graça Dias Branco da Escóssia, logo após ser empossada formalmente.

Conforme a tradição da ACLJ, procedeu-se então o descerramento do retrato de Ivens Dias Branco, pintado a óleo em grande formato, obra desvelada pela sua mulher e sua filha, quadro no qual a imagem do empresário foi reproduzida sorridente, vergando a sua pelerine ritual, em momento de descontração, sugerindo a espontaneidade com que se portava no âmbito da Academia.










Ao final, sendo a família Dias Branco muito católica, assim como especificamente a família de Dona Consuelo, em que constam freiras e padres, foi celebrada uma bela e emocionante missa cantada, acompanhada pelo conjunto musical “Tarantela”, da Fábrica Fortaleza, com muita evocação a São Francisco de Assis, de quem o homenageado era devoto, até porque era Francisco o seu pré-nome de batismo, antecedendo o nome Ivens.


A família ao final ofereceu à mesa e aos acadêmicos presentes exemplares da biografia autorizada de Ivens (Ivens Dias Branco – simples, criativo, prático – 333 p.), magistralmente produzida pelo jornalista mineiro Sérgio Vilas-Boas, em 2013, retratando com muita franqueza e humanidade essa grande personalidade cearense.

Foi de fato um evento emocionante e memorável. Viva Ivens Dias Branco! Salve a sua família abençoada. Bem-vinda à ACLJ, Dra. Graça Dias Branco da Escóssia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário