domingo, 23 de março de 2014

REPORTAGEM

ACLJ TRAZ A FORTALEZA MEMBRO HONORÁRIO RUSSO PARA ESCLARECER A POLÍTICA INTERNA DO SEU PAÍS, EM RELAÇÃO À UCRÂNIA E À CRIMEIA


A Ucrânia é um país que fazia parte da União Soviética, antes próspera república agrícola e industrial, que com o fim do grande estado socialista do qual era parte, passou a viver dificuldades econômicas e políticas.

Ao perder a tutela  administrativa e financeira da Rússia, que liderava o bloco marxista, a Ucrânia ficou órfã, aliás, a exemplo de tantas outras repúblicas, coirmãs no tempo do comunismo soviético – inclusive a ilha de Cuba. A liberdade plena e súbita, tantas vezes reclamada, tem sempre um efeito nefasto para os que se tornaram dependentes.

Sem o apoio russo e sem receber investimentos dos países ricos do ocidente a Ucrânia terminou se dividindo entre os nacionais que desejavam manter laços políticos, culturais e comerciais com a Rússia, e os que preferiam a chamada comunidade comum europeia.

Isso culminou em uma revolução civil, deflagrada há alguns dias e que ainda está em curso, com a queda do antigo governo e a nomeação de um substituto, que promete eleições para breve.

Esse processo levou o território da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, a realizar um referendum sobre se o povo local queria permanecer anexado à esta, ou se aspirava voltar a pertencer ao estado Russo.  

O resultado da consulta popular constatou que esmagadora maioria das pessoas da Crimeia preferia ser russa, e então o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, formalizou a sua nacionalização e anexação do território.

Tanto a revolução na Ucrânia quando a anexação da Crimeia pela Rússia despertaram o interesse, a preocupação e o protesto da Alemanha, país líder da Comunidade Comum Europeia, e dos Estados Unidos da América, que inclusive anunciaram sanções diplomáticas contra a grande nação do norte, detentora do maior extensão de terra no Planeta.  

Para esclarecer temas relacionados a esses episódios, com profundo conhecimento de causa, veio à Fortaleza, a convite da ACLJ, o seu Membro Honorário Dmitry Sidorenko, que é o intérprete oficial da Embaixada Brasileira em São Petersburgo, capital cultural da Rússia. 

O diplomata foi recebido pela Decúria Administrativa da ACLJ na casa do confrade Paulo Maria de Aragão. Na imagem ao lado, da esquerda para a direita, Dmitry e os confrades Paulo Ximenes, Rui Martinho Rodrigues, Reginaldo Vasconcelos e Altino Farias. 



Acima, da esquerda para a direita, a acadêmica Karla Karenina, os convidados Raul Barcelar e Jacines Luz, advogados pertencentes ao Conselho da OAB-Ce, Dmitry, Rui Martinho Rodrigues, Reginaldo Vasconcelos, o anfitrião Paulo Maria de Aragão, Altino Farias, Adriano Vasconcelos e Paulo Ximenes, levantando um brinde com a melhor vodka russa. 

Dmitry compareceu a diversos programas locais de rádio, como o apresentado pelo confrade Vicente Alencar na Rádio Assunção, outro por J. Lacerda na Rádio Assembleia, e o Antenas e Rotativas, do nosso Presidente de Honra Cid Carvalho, na Rádio Cidade. Participou também da mesa redonda Visão Política, do Acadêmico Arnaldo Santos, pela Televisão Universitária, Canal 14 da NET.





Nenhum comentário:

Postar um comentário